Sabia que 80% das decisões de compra são tomadas na frente da vitrine? E que uma simples reformulação desse espaço pode aumentar as suas vendas em até 25%?
Esses números revelam o poder do vitrinismo, uma ferramenta que pode aumentar o potencial de vendas da sua loja.
Os dados são do Sebrae e explicam porque usar a técnica da vitrine pode fazer a diferença. Além de lembrar da importância de mudar a exposição de produtos de tempos em tempos.
Ao longo do conteúdo, entenda tudo sobre esse assunto, da definição às melhores práticas do vitrinismo para aplicar no seu negócio!
Qual a definição de vitrinismo?
O Sebrae explica o conceito de vitrinismo assim: “conjunto de técnicas utilizadas na montagem de vitrines, visando transmitir ideias, sensações ou emoções”.
E completa: “através de uma vitrine, o cliente tem contato com a marca, entende seus valores e quais são os produtos que vende”.
Com o vitrinismo, as empresas do varejo podem ampliar as vendas por meio da exposição estratégica de produtos, atraindo de quem passa diante da loja.
Vitrinismo e visual merchandising: qual a diferença?
Ambos termos fazem parte do marketing de varejo, porém, são conceitos diferentes.
- O visual merchandising tem a ver com o ambiente visual e funcional dentro da loja,
- O vitrinismo se dedica à exibição dos produtos na vitrine, de dentro para fora da loja.
Por isso, muita gente compara a vitrine a uma “vendedora silenciosa”, já que tem o poder de transformar produtos expostos em objetos de desejo.
Quais são os tipos de vitrine?
Na hora de estruturar uma vitrine no setor de vestuário, um passo necessário é pensar nos tipos que existem. Veja-os:
- Frontal: a mais comum, fica em frente à loja, atraindo as pessoas que passam ali;
- De trânsito: geralmente, estão no interior da loja, guiando consumidores;
- Central: também são internas e expõem muitos produtos.
Após a escolha dos tipos, a próxima questão é: como criar uma vitrine? As principais dicas estão no tópico a seguir.
Como criar uma vitrine de loja?
Você já se perguntou alguma vez o que fazer para trazer o seu cliente para a sua loja? Essa discussão foi tema do podcast Café com Lojista, veja:
Em busca de respostas, o vitrinismo é uma das soluções.
Porém, como qualquer ação de marketing e vendas, também exige planejamento para guiar e executar as ações.
Veja o que deve conter nesse plano:
Briefing
As vitrines das lojas de roupas, calçados e acessórios não devem se manter iguais por muito tempo. Por isso, uma sugestão é se basear no calendário de datas comemorativas.
Dessa forma, é possível identificar os melhores períodos para ações mais estratégicas, preparando a vitrine em cada um deles.
Essa simples ação de planejar permite ser mais assertivo com os objetivos e o público a ser atingido, propondo ofertas e produtos que fazem sentido.
Produção
O briefing tem a ver com as ideias. Agora, é hora de colocar no papel, de fato. Ou seja, quais custos serão gerados, como serão feitas as montagens e os responsáveis?
Em alguns casos, será preciso fazer orçamentos antes de fechar contratos. E buscar referências do mercado se torna uma recomendação viável.
A partir da aprovação do orçamento, o projeto será desenvolvido seguindo as etapas estipuladas no cronograma.
Montagem
Com a estrutura feita, chegou a hora de selecionar os itens que serão expostos. O ideal é seguir o calendário do briefing e pensar nos itens que mais se identificam com a marca.
A montagem é a finalização desse projeto, com definição de quem atuará na missão. Outras informações, como uso de adereços, também devem ser formalizadas.
Quais são elementos fundamentais utilizados na vitrine estratégica?
Ainda que seja uma excelente técnica, o vitrinismo não vai ser contributivo com as vendas se não for aplicado corretamente.
A falta de informações técnicas pode fazer com que os lojistas percam boas oportunidades, lembra o Sebrae.
Então, se quiser usá-lo de maneira assertiva, considere os principais elementos.
Em outro artigo, o Sebrae pontuou como tomar essas decisões listadas abaixo: “componha uma vitrine que possa ser agradável ao cliente”.
Evite a poluição visual
Se essa é a primeira vez que está lidando com o assunto do vitrinismo, aqui temos uma regra de ouro: evite exageros.
Observe que não é o volume de itens ou excesso de informações que vai atrair o público para a sua loja. A poluição visual pode atrapalhar, na verdade.
Então, agrupe produtos e faça uma distribuição limpa. Se tiver muitos itens, reduza o tempo de exposição ou reformule o seu calendário.
Acerte na posição e altura
A distribuição dos produtos na vitrine é outro ponto que merece atenção. Não deixá-los no chão é uma prática recomendada, evitando que sejam desvalorizados.
Além disso, posicioná-los em uma altura de 1,60 m do piso é positivo, facilitando a visualização dos consumidores.
Mas, dependendo do tamanho da vitrine, saiba que é possível trabalhar em várias alturas, criando cenários dinâmicos, conforme a sua priorização.
Considere a periodicidade
Quando mudar a vitrine da loja? Essa é uma dúvida muito comum na vida dos lojistas e, infelizmente, não tem resposta única para todos.
O Sebrae diz que não se deve ficar mais do que 15 dias sem mudanças. Mas, a verdade é que quanto mais frequente for essa troca, maior a sensação de novidades que sua loja terá.
Teste cores e iluminação
Também é interessante usar as cores e luzes a seu favor, o que vai depender do público e do objetivo.
No caso de roupas infantis, cores vivas e alegres são boas opções. A paleta colorida é a cara da criançada, não acha?
Com relação à iluminação, a dica é direcionar de forma que conduza o consumidor até o produto mais importante ou dando ênfase em algum detalhe da peça.
Como a vitrine da loja é aliada no aumento das vendas?
Conforme a Domestika, especialistas acreditam que as primeiras vitrines surgiram durante a Revolução Industrial, quando as lojas viram a necessidade de terem um espaço para expor produtos.
E na década de 1920, o vitrinismo se tornou um meio de publicidade.
Hoje, sabemos que representa o primeiro contato visual do cliente com o produto, mostrando a personalidade e os valores da marca.
Mas, entre tantas características e benefícios, essa técnica tem o potencial de aumentar as vendas não somente de uma roupa, mas da loja toda.
Quando incluímos o vitrinismo no funil de vendas, vemos que ele tem a capacidade de atrair clientes, portanto, é uma ação colaborativa com as vendas e muito estratégica.
Conforme o Americanas Marketplace:
“Uma boa vitrine é um grande diferencial competitivo, fazendo com que a loja se destaque da concorrência e chame a atenção de todos os consumidores que passam por ela”.Gostou deste conteúdo? Acompanhe outras notícias relacionadas no blog Tidas.