Quais as principais tendências do varejo?

Conheça 5 tendências do varejo para os próximos anos!

Conheça 5 tendências do varejo para os próximos anos!

Tanto no ambiente físico quanto no online, o mercado possibilita muitas oportunidades às lojas. Mas, para navegar nesse mar, é preciso estar atento às tendências do varejo.

Como você verá durante a leitura, é sobre garantir a melhor experiência do cliente!

E como fazer isso? Há várias respostas e estratégias, do uso da inteligência artificial e análise de dados até os meios de pagamentos no crediário, entre outros.

Continue lendo e saiba um pouco mais sobre essas possibilidades de aumentar as vendas na sua loja. Descubra, também, como expandir os negócios de maneira sustentável.

O que esperar do varejo para os próximos anos?

Qual será o futuro das lojas? Essa é a pergunta de milhões que os gerentes e donos de comércios fazem, sendo que a resposta parte das tendências do varejo.

Afinal, a boa notícia é que os consumidores vão reagir positivamente se tiverem uma jornada eficiente. É o que diz o Relatório de Varejo da Adyen

80% querem ter uma experiência de compra mais gratificante

Se esse é o desejo de quem está do outro lado do balcão, note que há bons ventos para quem oferece os produtos. Segundo a UOL, é possível observar alguns impulsionadores:

  • Mais pessoas trabalhando, maiores salários e receitas;
  • Crédito mais acessível devido à queda de juros da Selic;
  • Renegociação de dívidas (Programa Desenrola Brasil).

Logo, atender aos interesses e expectativas das pessoas tem a ver com estar atualizado.

Historicamente, o varejo existe desde os pequenos comércios de bairro, com a venda de balcão. Mais tarde, vieram as lojas self-service, com vitrines, expositores e sacolas.

Agora, a internet passou a permitir compras em todas as categorias sem sair de casa e com opções de pagamentos online, como o PIX e aplicativos, revolucionando o mercado.

Mas, um ambiente não substitui o outro! 

A ideia é que as lojas evoluam com os consumidores, criando uma atmosfera que permita a convivência em ambos os cenários, físicos e digitais. 

Sendo assim, confira algumas das principais tendências dos próximos anos!

Quais as principais tendências do varejo?

Quais as principais tendências do varejo?

Antes dessas dicas, vale a pena trazer uma expressão que vai ser base para contextualizar todos os tópicos a seguir: customer centric. Sim, é isso mesmo: o consumidor no centro!

Esse conceito sugere que o foco não seja na empresa ou um público genérico, mas nas pessoas, que têm demandas específicas e exigem experiências personalizadas

Agora, sim, vamos ao que interessa! Confira as tendências do varejo!

1 – Automatização para melhorar a eficiência operacional

Automatizar é usar sistemas e tecnologias na otimização de processos, ou seja, alcançar resultados como:

  • Prevenção de erros;
  • Redução de inadimplência;
  • Aumento de vendas.

Um ótimo exemplo vem da automatização do crediário, que abrange da análise de crédito à gestão de pagamentos e registros. 

A solução é mais eficiente e precisa do que o processo manual, garantindo uma melhor experiência do consumidor e mais assertividade para o lojista.

Com a crescente demanda por créditos seguros, essa automatização do crediário é um diferencial competitivo interessantíssimo na busca por mais destaque mercadológico.

Além disso, há opções como o crédito garantido, que reduz os percentuais de inadimplência nas lojas, aumentando o potencial de vendas em todas as épocas do ano.

2 – Jornada de consumo mais rápida e simples

O uso da Inteligência Artificial para vender mais no varejo é uma realidade que permite facilidades:

  • Atendimento personalizado;
  • Previsão de demanda;
  • Detecção de fraudes, etc.

Sobre a IA, como também é chamada, especialistas comentam que “a mágica da IA é que ela está chegando de forma democrática, pega do pequeno ao grande varejista”.

O mesmo no Machine Learning, que pode ter um viés muito direcionado ao comportamento do consumidor moderno, criando as melhores oportunidades de negócios.

Juntas, ambas ferramentas são fundamentais para antecipar os movimentos do varejo e isso respalda diretamente em uma jornada de consumo mais eficiente.

Com isso, os clientes terão experiências positivas, fortalecendo o relacionamento com a marca, assim como a fidelização dele.

3 – Experiência do cliente personalizada

Agora, ainda considerando a Inteligência Artificial, é possível realizar uma análise de dados mais direcionada nas experiências personalizadas e imersivas do público.

Ou seja, é sobre ter campanhas de marketing mais eficientes e, para isso, uma ferramenta é o BI (Business Intelligence).

E sabe como isso é possível? Com os dados coletados e analisados, que geram reflexões pertinentes ao negócio, possibilitando abordagens inteligentes.

Já ouviu falar da decisão baseada em dados, certo? Essa é a ideia! Criar estratégias direcionadas para fortalecer o relacionamento da marca com o cliente.

4 – Atendimento cada vez mais humanizado 

As tecnologias digitais estão aí e podem impulsionar as vendas de todo varejo, é verdade! No entanto, engana-se quem pensa que mensagens genéricas vão funcionar bem.

A comunicação deve ser transparente e humana, trazendo muito do conceito de “phygital” e “omnichannel”, isto é, a integração de ambientes online e offline.

Ou seja, mesmo se estiver à distância, na internet, o consumidor deve se sentir acolhido e bem-atendido. Para tanto, os chatbots devem ser interativos e humanizados.

Isso permite que clientes comprem na loja online e retirem no ambiente físico, por exemplo. Ao mesmo tempo, indica um contato humano em todas as suas possibilidades.

Neste caso, um serviço é o crediário digital, estratégico para pagamentos online e lojas que querem expandir seus negócios, atingindo mais clientes e gerando mais vendas. 

5 – Tecnologias de pagamento digital

A última das tendências do varejo deste artigo: uma solução que atende aos interesses de empresas e pessoas: as novas tecnologias de pagamentos digitais.

O crediário digital, citado antes, também se encaixa aqui. E no caso da Tidas isso se relaciona com a automatização dos processos e melhor experiência do cliente.

O crediário digital Tidas permite:

  • Parcelamento sem comprometer cartão de crédito;
  • Assinatura de compras pelo aplicativo;
  • Consulta e pagamento de parcelas.

Para a empresa, a chance de oferecer ao mercado o parcelamento das compras de maneira rápida, simplificada e segura. Inclusive, podendo ser um crediário sem entrada!

Independentemente dos produtos que a sua loja comercializa no mercado, a tecnologia faz a gestão completa do crediário, da análise dos inadimplentes à recuperação de crédito.

O uso do crediário é uma das dicas para levar a sua loja a outros patamares. Há um e-book gratuito que traz mais detalhes dessa ferramenta, acesse:

Como fazer minha empresa crescer: conheça as melhores dicas

O caminho holístico das tendências do varejo

Ao analisar essas 5 maiores tendências do varejo para os próximos anos, considere que, visando aumentar vendas ou abrir uma segunda loja, é preciso traçar um caminho holístico.

Isto é, estar atento ao cliente ideal, criando estratégias de marketing direcionadas e personalizadas, ao mesmo tempo que se fortalece a imagem da marca.

Portanto, é necessário validar ações complementares e integrativas, do melhor gerenciamento interno ao oferecimento de soluções personalizadas. 

O motivo? Se o consumidor é o foco da jornada, saiba que ele está totalmente interessado em saber de quem está comprando e quais causas essa empresa defende.

Um exemplo vem da economia circular, representada por modelos de negócios que prezam pelo uso eficiente e inteligente dos recursos naturais. 

Consumidores da geração Z dizem que pagariam até 10% a mais por um produto se for sustentável, por exemplo, conforme estudo da First Insight.

Logo, é preciso estar atualizado em todos os pontos de contato com o cliente.Para acessar outros conteúdos informativos sobre o varejo, leia o blog Tidas.

Compartilhe:

Leia também:

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se e receba
nossas novidades: