Análise de crédito: saiba fazer com agilidade e tecnologia

Análise de crédito: saiba fazer com agilidade e tecnologia

Análise de crédito: saiba fazer com agilidade e tecnologia

Muitos lojistas hesitam em implementar o crediário por acharem que o processo de análise de crédito é complexo demais. No entanto, ele pode ser muito simples e rápido!

As novas tecnologias possibilitaram que toda a burocracia tradicional ficasse para trás e, com a Tidas, você pode realizar um cadastro e avaliação de dados com muito mais agilidade e segurança!

Continue lendo e saiba mais sobre esse tema, do conceito às soluções modernas.

O que é análise de crédito?

Antes dos detalhes, vamos esclarecer uma coisa: a análise de crédito é o processo de avaliação da capacidade de um cliente em honrar um compromisso financeiro. 

Isso significa determinar se um consumidor pode e vai pagar pelas compras feitas a prazo, como no carnê ou crediário. É uma relação de confiança e risco.

A importância surge, especialmente, quando se avalia a inadimplência. É o que explica o SPC Brasil: “isso não apenas protege a instituição, mas contribui para a estabilidade do sistema financeiro”.

Você também vai gostar de ler: como calcular a inadimplência da minha loja?

E quais são os tipos de análises de crédito?

Existem diversos tipos, de modo que cada um com seu propósito. E vale a pena entender isso a fim de trazer o tema ao seu contexto, descobrindo o que faz sentido e o que não faz. Confira as opções:

  • Avaliação para crediário no varejo;
  • Estudo de empréstimos bancários;
  • Proposta de financiamentos imobiliários;
  • Pedidos de cartões;
  • Solicitações de soluções empresariais.

Se você trabalha no comércio, sabe que o principal objetivo deve estar em uma avaliação de documentos que seja rápida e eficiente, não é? 

No caso do financiamento de carros ou imóveis, é natural que as pessoas considerem alguns dias de estudo e avaliação. O mesmo para as empresas. Mas, nas compras do varejo, não. É preciso ser rápido!

Como é feita a análise de crédito no varejo?

Como é feita a análise de crédito no varejo?

Tradicionalmente, esse processo envolve uma série de etapas demoradas e burocráticas, entre elas:

  • Coleta de documentos físicos do cliente;
  • Verificação manual de histórico financeiro;
  • Cálculos complexos de capacidade de pagamento;
  • Decisões baseadas em critérios subjetivos.

Neste momento de longa espera, muita gente se perguntava: “o que é necessário para ser aprovado na análise de crédito”? Saiba que, geralmente, é obrigatório apresentar:

  • Dados pessoais;
  • Comprovantes de renda atualizados;
  • Histórico financeiro positivo;
  • Score de crédito.

O problema é que esse método é lento, frustrando clientes ansiosos que querem finalizar suas compras. Da mesma forma, é propenso a erros humanos que poderiam resultar em decisões equivocadas.

Ou seja, todo mundo perde: quem fica esperando e às vezes tem uma resposta negativa, assim como o lojista que perderá a venda.

Para se ter uma ideia, imagine esse cenário na abertura de novos clientes: uma pessoa quer comprar na sua loja, porém, não tem o dinheiro à vista. O que ela faz?

Se ela for até essa instituição financeira e solicitar um cartão, pode ter que esperar até 45 dias corridos na obtenção da resposta, acredita? Sim, esse prazo é confirmado pelo próprio banco Itaú.

Provavelmente, o cliente desistiria da compra – é nessa hora que todo mundo perde!

A saída é buscar alternativas mais rápidas. É aí que entra a Solução Tidas, uma revolução tecnológica no setor, como você vai acompanhar no tópico que segue! 

Evolua sua análise de crédito com a Tidas!

Felizmente, a tecnologia veio para mudar esse cenário travado e a Tidas é uma das melhores representantes disso, sendo referência no mercado de crediário:

  • Coleta de dados simplificada: apenas os dados essenciais do cliente são necessários;
  • Possibilidade online: podem acontecer coletas digitais, sem a necessidade de papelada;
  • Verificação instantânea: checagens de histórico em tempo real;
  • Algoritmos avançados: analisam múltiplas variáveis simultaneamente;
  • Mais assertividade: inteligência artificial em uma avaliação mais precisa do risco;
  • Decisões consistentes: critérios predefinidos de forma imparcial e padronizada;
  • Resposta em segundos: processo concluído em questão de segundos, não de horas ou dias.

Tidas é tecnologia, veja no vídeo: Tecnologia no crediário – Café com Lojista

Com a Tidas, os critérios são avaliados de forma objetiva, sem que seja preciso enviar aquele monte de dados excessivos. Aliás, o consumidor só precisa enviar um documento com foto e nada mais!

Quanto tempo demora a análise de crédito?

A empresa utiliza algoritmos avançados para analisar o score de crédito de forma precisa e conforme as tendências do varejo.

Esse sistema permite que o processo seja realizado digitalmente, desde a coleta de dados até a decisão final. Isso implica em:

  • Maior conveniência do consumidor;
  • Redução de custos operacionais nas lojas;
  • Decisões mais rápidas e precisas;
  • Menor risco de fraudes.

Está curioso para saber como funciona na prática? O Edgard Kestering, especialista em tecnologia da Tidas, explica nesse vídeo:

Se com sistemas tradicionais, a análise levaria horas ou até dias; na Tidas, esse tempo é drasticamente reduzido:

  • Coleta de dados: menos de 1 minuto;
  • Avaliação e processamento: segundos;
  • Decisão final: instantânea.

Ou seja, em questão de minutos, sua loja pode oferecer uma decisão de crédito ao cliente, aumentando significativamente as chances de concretizar a venda.

Tire suas dúvidas com os especialistas da Tidas

Acabamos de ver que a análise de crédito não precisa ser um obstáculo no crescimento da sua empresa, concorda?

Ao ter e usar as ferramentas certas, é possível transformar esse processo em uma vantagem competitiva. Ou seja, o que era desafio se torna oportunidade!

Uma avaliação rápida e segura protege a sua loja da inadimplência, mas também melhora a experiência do cliente, potencializando suas vendas.

Lembre-se: no varejo moderno, a velocidade e a conveniência são essenciais na construção de relacionamentos duradouros com seus clientes.

Está pronto para revolucionar a sua loja? Entre em contato e tire as suas dúvidas ou solicite um orçamento:

Entre em contato

Compartilhe:

Leia também:

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se e receba
nossas novidades: