Para quem trabalha com vendas a prazo, conviver com dívidas em aberto pode ser muito difícil. Para facilitar a vida do empresário, existem processos dedicados à recuperação de crédito que ajudam a solucionar o problema do consumidor e liberar seu crédito para que ele volte a consumir na sua loja.
Quer entender melhor?
Continue a leitura para saber mais sobre recuperação de crédito e confira algumas dicas para torná-la mais eficiente.
O que é recuperação de crédito?
A recuperação de crédito é um processo de cobrança que se baseia no relacionamento com o cliente. Em vez de buscar apenas a quitação de uma dívida em aberto, a estratégia é tentar conseguir recuperar a capacidade de compra do consumidor.
Basicamente, a recuperação é direcionada a quem está negativado e com o nome sujo em instituições financeiras. Normalmente, essa pessoa não conseguiria obter crédito para fazer novas compras no comércio.
Atuar na recuperação de crédito é uma tarefa bastante complexa, que exige um setor de cobrança organizado. Quando seus resultados são positivos, a recuperação consegue liberar crédito para o cliente e permite novas compras.
Cobrança vs. recuperação
O setor de cobrança é responsável por cobrar contas do cliente que ainda não foram pagas. Quando alguém está com uma dívida pendente, o call center faz contato para conseguir o pagamento ou uma renegociação.
O processo se complica especialmente quando a pessoa vê a cobrança como um incômodo ou problema. Nesses casos, é preciso trabalhar ainda mais com o cliente para que ele perceba a cobrança como uma oportunidade.
Em casos nos quais o departamento responsável por cobrar dívidas é incapaz de estabelecer um bom relacionamento com o devedor, é possível que o pagamento seja ainda mais difícil e demore mais. Isso sem contar os riscos de responder na justiça por danos morais!
Como a recuperação pode ajudar seu negócio?
Deixar de liberar crédito para o cliente não é uma opção hoje em dia. A lealdade do consumidor não é a mesma de antigamente e ele pode rapidamente decidir comprar na concorrência. Por isso, operações de recuperação de crédito são essenciais.
Por meio destas ações é possível resolver a situação de inadimplência e ainda manter o cliente comprando. Fazer isso é desafiador e exige profissionais muito bem capacitados, além de bons processos administrativos.
Conseguir trabalhar com recuperação de forma eficiente pode aumentar a percepção de valor por parte do consumidor. Assim, a empresa consegue melhorar a retenção de clientes, o que é uma grande vantagem competitiva.
Lembre-se: conseguir novos compradores pode ser muito mais caro do que conquistar a lealdade de quem já compra de você.
Dicas para melhorar as estratégias de cobrança
Sabendo que uma estratégia de cobrança mal aplicada pode ocasionar a perda de clientes, está na hora de melhorar esse aspecto da empresa.
Siga as dicas abaixo para otimizar a recuperação de crédito e conseguir clientes que pagam e se tornem fiéis à sua marca:
1. Capacite a equipe
A capacitação é o primeiro passo para estabelecer uma boa recuperação de crédito. Conversar com o cliente e cobrá-lo sem que ele se sinta ofendido ou atacado é um desafio. O processo é longo e exige uma boa capacidade de negociação e compreensão.
Uma equipe capacitada gera valor para a empresa e aumenta as chances de bons resultados. Além disso, negócios que investem no desenvolvimento do colaborador conseguem mantê-lo motivado. Mais motivados, eles trabalham em casos mais desafiadores sem desistir.
Capacitar não significa somente garantir cursos de formação. Ainda que eles sejam importantes, também é fundamental fornecer material para leitura, vídeos e palestras que possam ajudar a equipe a se desenvolver.
2. Atualize o cadastro de clientes
Para conseguir realizar uma cobrança eficiente, é preciso ter um relacionamento contínuo com o cliente. Assim, ele tem chances menores de se sentir incomodado com o contato e pode perceber como uma oportunidade para quitar suas dívidas.
Sua empresa, portanto, precisa ter informações de cada um dos compradores que permitam esse processo. Elas precisam estar sempre atualizadas para facilitar o contato na hora de realizar a recuperação de crédito ou até para manter o consumidor atualizado.
Dados completos e atualizados facilitam na hora de escolher a abordagem do cliente. O resultado é uma pessoa mais satisfeita, que não terá tantos problemas para renegociar ou quitar sua dívida.
3. Tenha ferramentas para contato
Por acaso você ainda utiliza o telefone como única forma de entrar em contato para fazer a recuperação de crédito? Está na hora de mudar isso e se adaptar à realidade do seu consumidor.
No mundo digital, o telefone está perdendo cada vez mais espaço. Por isso, é importante aproveitar as tecnologias para contato que deixam seu cliente mais confortável com a abordagem. Muitos usam o e-mail por ser um jeito mais “formal”, no entanto, também é possível fazer cobrança pelo whatsapp, SMS ou mesmo utilizando chats e outras ferramentas digitais.
Existem ferramentas que ajudam a realizar um contato mais eficiente ao centralizar informações de atendimento. Nesse caso, vale a pena conferir softwares dedicados à cobrança e atendimento ao cliente.
Adotando estratégias de cobrança e recuperação de crédito você pode reduzir as perdas do seu negócio com a inadimplência.
O melhor de tudo é aproveitar para fidelizar o cliente e fazer que volte a comprar. É algo complexo de fazer e que exige um pessoal muito especializado, mas é possível.