Perguntas
frequentes

Entenda em detalhes como podemos ajudar sua loja a vender mais e melhor no crediário.

Serviços e sistema

Oferecemos basicamente três modalidades de serviço: crediário garantido parcelado, crediário garantido antecipado e crediário administrado.

No crediário garantido, o lojista pode vender tranquilo com a certeza do pagamento em dia das parcelas. Temos uma agenda de pagamento em  datas certas e programadas  para creditar  os valores das vendas para as lojas. 

Quem assume o risco da venda é a Tidas, que também se encarrega da cobrança dos devedores.

No crediário antecipado, a loja vende parcelado e recebe à vista. Nessa modalidade os pagamentos também seguem uma agenda predeterminada, mas o valor da venda é pago em uma só vez.    

Quem assume o risco da venda é a Tidas, que também se encarrega da cobrança dos devedores.

A loja tem acesso total ao nosso sistema de gestão com tecnologia exclusiva de análise de crédito, cadastro de clientes e cobrança automatizada. 

A Tidas não garante e não faz o pagamento destas vendas, mas executa todo o serviço de administração, cobrança e negativação. Quando o comprador efetuar o pagamento, o crédito pertence ao lojista.

Nosso sistema foi desenvolvido principalmente para lojistas do segmento de confecções e calçados, mas também está preparado para atender lojas do segmento de móveis e eletrodomésticos.

Com a Tidas você ganha organização, automação e agilidade para a operação de crediário próprio, além da garantia e antecipação de pagamentos.

Nosso sistema de análise de crédito contribui para a redução da inadimplência e melhora a gestão de recebíveis, com ações de cobrança automáticas e datas de repasse fixas. 

Temos tecnologia própria, com uma equipe de desenvolvimento e suporte pronta para  ajudar sua loja a implantar o sistema e integrá-lo ao frente de caixa.  

Trabalhando em parceria com a Tidas sua loja não precisa manter uma equipe para trabalhar exclusivamente no crediário e analisar risco de vendas. Assim, é possível direcionar 100% do esforço da sua equipe para as vendas.  

Você também não precisa se preocupar com a cobrança, pois todo trabalho é feito por uma equipe especializada na recuperação do crédito e do cliente. Nós buscamos o recebimento, mas focamos em manter o consumidor comprando na sua loja.

É necessário apenas um computador com acesso à internet e uma impressora para emissão de carnês e comprovantes (pode ser a própria impressora fiscal da loja). Para o bom funcionamento do sistema, sua rede deve ter uma velocidade mínima de 5 mbs. O aparelho de autenticação biométrica pode ser adquirido ou locado diretamente com a Tidas.

Todas informações sobre as vendas ficam disponíveis online, o que facilita a gestão de todas as lojas do grupo em tempo real. O sistema gera relatórios por loja e também em conjunto, para permitir ao lojista tomar decisões rápidas e precisas na gestão do seu crediário.

Sim. No mesmo dia da venda é possível efetuar o cancelamento ou estorno diretamente na tela de operações do dia. No prazo de até sete dias, essa operação ainda pode ser feita encaminhando uma ordem de serviço para a Tidas.

Na tela principal do sistema é possível fazer uma solicitação através da ordem de serviços, ela serve para cancelamentos, estornos, alterações no sistema, unificações de cadastros, pedido de matérias, solicitações de agendas, entre outras demandas. 

Qualquer uma das partes poderá rescindir este contrato sem a incidência de multa ou indenização mediante aviso prévio de 60 dias, emitido por escrito.

A Tidas tem como princípio que o cliente é patrimônio do lojista. Por isso, desde que sua empresa esteja em situação de absoluta normalidade contratual conosco, no encerramento da parceria nós forneceremos um arquivo completo com todos os dados cadastrais dos clientes do seu crediário.

Implantação e suporte

A instalação é feita diretamente no ponto de venda, com o acompanhamento de um profissional da Tidas. Este profissional é responsável pela configuração da loja, além de orientar a equipe para a operação do sistema e repassar boas práticas de concessão de crédito. 

Quando se tratam de operações de menor porte, a instalação pode ser feita de forma remota. Nesses casos, o acompanhamento da equipe de suporte é feito totalmente pela internet. 

A instalação é feita diretamente no ponto de venda, com o acompanhamento de um profissional da Tidas. Este profissional é responsável pela configuração da loja, além de orientar a equipe para a operação do sistema e repassar boas práticas de concessão de crédito. 

Quando se tratam de operações de menor porte, a instalação pode ser feita de forma remota. Nesses casos, o acompanhamento da equipe de suporte é feito totalmente pela internet. 

Isso vai depender do tamanho da loja, do seu faturamento, e também da percepção dos crediaristas. Se eles já dominam um outro sistema ou têm noções de computação, o processo é mais rápido e leva apenas algumas horas. 

Em lojas menores, que vendem algo entre R$ 10 mil e R$ 15 mil por mês no crediário, a instalação é feita remotamente. No caso de lojas maiores, fazemos uma instalação personalizada para melhor atender as necessidades de cada cliente.

Após a instalação do sistema, nosso especialista confere os dados da base de clientes da loja. Se estiver tudo ok, estes dados são todos importados para o sistema da Tidas. 

Esta migração de dados é importante para que o sistema já possa gerar mais limite para os clientes da loja que forem classificados como bons pagadores. Assim não é preciso começar do zero, tratando todos como se fossem clientes novos. 

Nosso suporte está disponível em horário comercial, com atendimento remoto e acesso virtual à máquina da loja. Você não precisa ficar horas no telefone esperando para resolver uma dúvida de operação.

Como nosso sistema é próprio, temos todos os desenvolvedores por perto e podemos solucionar eventuais problemas com extrema rapidez. Basta abrir um chamado dentro do sistema, através de uma ordem de serviço, ou ligar para 0800 644 6886.

Cobrança

Na cobrança também utilizamos algoritmos de Inteligência Artificial para identificar o perfil de cada devedor. Afinal, do que adianta cobrar em 10 dias um cliente que já é acostumado a pagar com 20 dias de atraso?

A ferramenta de cobrança filtra todos esses dados e, conforme o perfil de cada devedor, nosso sistema vai encaixá-lo em uma fase específica do processo de cobrança. 

Os principais critérios para isso são o tempo decorrido desde o vencimento e a quantidade de parcelas já pagas na rede. 

Quando entramos em contato com o devedor, a cobrança é feita de forma amigável, sempre em nome da loja e prezando pelo bom relacionamento com o consumidor. Temos uma equipe de profissionais especialmente treinados para essa tarefa e focados em recuperar o crédito dos seus clientes.

Nas primeiros contatos, a intenção é apenas lembrar o compromisso assumido com a loja. Caso não tenham sucesso, alertamos o cliente das consequências da falta de pagamento, incluindo a negativação nos órgãos de proteção ao crédito e o protesto da dívida.

Depois que o cliente está negativado, mantemos contato para que ele cliente consiga regularizar o débito e oferecemos a possibilidade de renegociação da dívida.

Temos diversos recursos para contatar os clientes inadimplentes, que são utilizados de acordo com o perfil do devedor. 

Antes mesmo do vencimento da parcela, enviamos mensagens SMS automáticas para reforçar a pontualidade no pagamento. Após o vencimento, uma série de mensagens de cobrança são enviadas periodicamente a partir da data em que o sistema registrou o atraso.

Mais adiante, as ligações telefônicas dão prioridade ao contato direto com o cliente. Sempre cordiais, os telefonemas servem apenas como lembrete em um primeiro momento. Caso o cliente permaneça inadimplente, novas ligações são feitas alertando sobre a possibilidade de negativação. 

Este contato também pode ser feito via WhatsApp ou e-mail. 

Possuímos um canal direto para relacionamento com os clientes via 0800, WhatsApp e Facebook.

Na tela de clientes há um campo chamado “observações”, onde é possível acompanhar as ações de cobrança em andamento. Você pode consultar o caso de um cliente específico e também conferir as promessas de pagamento feitas na loja.

Essa informação pode ser verificada em um dos relatórios que disponibilizamos, inserindo a data que deseja ver, selecionando a loja e clicando em “gerar relatório”.

Sim. E, nesse caso, é importante ressaltar que nossa equipe prioriza a cobrança das vendas administradas. Entendemos que elas representam um risco maior para o lojista, já que não contam com o nosso serviço de garantia de pagamento. 

Relatórios gerenciais

Os relatórios sobre seu crediário podem ser acessados online por meio de uma aba do sistema. Você também pode ter as principais informações na palma da mão instalando um app no seu telefone.

Por valorizarmos a transparência nas informações, disponibilizamos todos os dados referentes às suas vendas no crediário. Na nossa opinião, o crediário uma propriedade do lojista e não da administradora.

Veja algumas informações que você pode encontrar nos relatórios:

Evolução das vendas e da inadimplência

Vendas discriminadas por clientes e períodos

Resultados financeiros

Fluxo de caixa

Dados cadastrais dos clientes

Clientes que mais compram

Clientes que estão sem comprar há X dias

Diversas decisões podem ser tomadas com as informações que disponibilizamos para o lojista. Em relação ao fluxo de caixa, por exemplo, é possível saber exatamente quando e quanto a loja vai receber. Você também pode planejar ações de marketing para clientes que não compram há um determinado período ou ainda promover novas vendas para clientes com limites pré-aprovados. Tudo vai depender da sua capacidade de trabalhar com estas informações.

Na tela “consultar situação”, clicando no nome do cliente é possível detalhar as datas de pagamento e as parcelas que ele tem em aberto na loja.

Biometria

A biometria é uma moderna ferramenta para aumentar a segurança das suas vendas, que permite comprovar a identidade de um cliente por meio da impressão digital.

Trata-se de uma excelente proteção antifraude e contra a ação de estelionatários, além de dispensar a remessa de carnês e cópias de documentos. 

Com a identificação biométrica, sua loja ganha mais segurança, melhora processos e reduz custos operacionais. Depois que a digital está cadastrada, o atendimento se torna muito mais rápido e econômico.

Essa é uma dúvida comum entre os lojistas, que temem uma reação ruim dos clientes ao saberem que precisam “fichar” suas digitais no sistema.

Com nossa experiência em centenas de lojas que utilizam esta solução, podemos afirmar que a biometria agrada em cheio os clientes, que adoram a novidade e saem com a impressão de ter comprado em uma loja moderna e atualizada.   

A biometria funciona com um leitor digital fornecido pela Tidas, com a opção de locação ou de compra por parte do lojista. Trata-se de um equipamento simples, fácil de usar e com custo acessível.