Você já precisou realizar uma compra, mas não conseguiu fazer isso porque não tinha todo dinheiro à vista ou estava sem limite no cartão de crédito?
O crediário é uma solução nesses casos, uma modalidade de pagamento que tem conquistado cada vez mais os consumidores brasileiros.
Com ele, você pode adquirir produtos de maior valor e pagar mensalmente, com parcelas ajustadas ao seu orçamento financeiro pessoal.
E tem mais! O crediário é excelente em diversos momentos, como:
- Na hora de aproveitar taxas mais baixas do que de outras linhas;
- Parcelar compras sem precisar de cartão ou conta bancária;
- Aumentar o poder de compra no mercado, parcelando em mais meses.
Continue lendo e entenda tudo sobre essa opção, do funcionamento às vantagens. Descubra também como baixar o aplicativo gratuito para a melhor gestão das compras.
Como funciona o pagamento em crediário?
O crediário é uma forma de pagamento disponibilizada pelas lojas que facilita a aquisição de produtos porque o cliente não precisa ter conta em banco ou cartão de crédito.
Ou seja, não há necessidade de passar pela aprovação de bancos e outros intermediários.
Na verdade, o processo é muito simples, acontecendo em 3 principais etapas:
- Cadastro: a partir do envio de um documento com foto;
- Compra e parcelamento: a partir da análise do sistema e disponibilidade da loja;
- Pagamento das parcelas: na loja, no PIX, por boletos ou aplicativo.
Atualmente, existe o crediário digital, permitindo que as etapas iniciais aconteçam pelo aplicativo gratuito, de maneira rápida e segura.
Dessa forma, não é preciso sair de casa para pedir uma análise de crédito.
Então, a partir do valor disponibilizado, o consumidor pode realizar compras nas lojas parceiras. É uma solução moderna e eficiente, não acha?
Continue lendo e descubra qual é esse app de crediário digital.
Mas, antes disso, entenda as diferenças do crediário com a compra parcelada e o boleto bancário. Será que é tudo a mesma coisa?
Qual a diferença entre compra parcelada e crediário?
O crediário é um tipo de compra parcelada. Afinal, permite o pagamento em vários meses. Porém, tem diferenças quando comparado a outros meios.
Por exemplo, o cartão de crédito tem um limite estabelecido pelos bancos ou operadoras, o que envolve cobranças de juros e uma quantidade limitada de parcelas.
Esse será um grande problema financeiro quando os consumidores não conseguem pagar as parcelas em dia e entram no juro do rotativo. O valor da fatura pode dobrar!
Conforme matéria da Folha de S. Paulo, “o juro do rotativo do cartão de crédito é recorde em 2024”, alcançando 432,3% ao ano em julho.
Enquanto isso, o crediário é uma negociação feita diretamente com a loja e não envolve o cartão de crédito e nem os bancos.
No mercado, ficou conhecido pela emissão de carnês e pagamentos em loja. Porém, hoje também acontece online, sendo possível pagar as parcelas por boletos ou PIX.
Outra caraterística é que, geralmente, o crediário tem prazos mais longos e condições especiais, garantindo um melhor negócio em comparação aos altos juros de outros meios.
>> Logo, o crediário é uma compra parcelada, mas nem toda compra parcelada tem os benefícios do crediário.
Qual a diferença entre boleto e crediário?
O crediário pode ser pago em boletos mensais, sendo essa uma das maneiras mais comuns de realizar o débito.
No entanto, é preciso entender alguns pontos. O boleto é um documento de pagamento, que funciona como uma transferência de recursos.
Mas, cuidado para não confundir.
Na internet e até mesmo em lojas físicas, quando uma compra é realizada e tem a opção de pagamento por boleto, isso indica que ele será à vista. Ou seja, parcela única.
Raramente, emitem-se vários boletos, visando pagamentos mensais. Essa ação pode até ser comum em impostos (como IPTU e IPVA), porém, não em compras do varejo.
Já o crediário é um tipo de parcelamento, de modo que uma das principais características é a divisão do valor total do produto em vários meses.
E com as tecnologias atuais, tem várias formas de quitar esses débitos mensais, ao passo que o boleto é apenas uma delas.
Ficou confuso? Veja este resumo:
- Boleto: forma de pagamento que não depende do acordo financeiro;
- Crediário: modalidade específica de compra parcelada.
Logo, o crediário tem a opção de pagamento em boletos bancários mensais. Porém, nem todos os boletos indicam que a compra foi parcelada.
Qual a principal vantagem do crediário para o consumidor?
Há quem diga que a principal vantagem do crediário é a facilidade no pagamento de compras. Com certeza, é um dos benefícios, mas existem outros, confira!
Facilita o planejamento financeiro
Ao ter parcelas fixas e prazos mais longos, o consumidor consegue se organizar melhor na realização de compras de todos os tipos, inclusive, urgentes.
Por exemplo: no cartão de crédito, raramente se consegue parcelar em muitas vezes. Já no crediário, é possível pagar em até 10 vezes, sabia?
Permite a compra de bens de maior valor
Seja qual for o motivo, nem sempre será possível pagar as compras à vista. Então, essa linha de crédito possibilita o parcelamento, pagando um pouco por mês.
Independência dos bancos
O crediário é uma opção super interessante às pessoas que não tem cartão de crédito ou estão sem limite disponível. Ou seja, é uma solução que não depende dos bancos.
Aprovação de crédito simplificada
Quando comparado a outros tipos de crédito, como o crédito pessoal e financiamentos, o crediário se mostra mais simples em um processo de aprovação facilitado.
Condições especiais para pagamento
Por ser disponibilizado pelas lojas, esse tipo de opção pode ter condições especiais, desde os prazos de pagamento até as taxas de juros mais acessíveis.
Não existe limite para o crediário
O histórico de compras, a renda atual e outras informações da sua vida financeira serão fundamentais na análise de crédito, porém, não há limite de valor aprovado.
Quem pode comprar no crediário?
Essa forma de pagar compras tem se tornado uma das melhores soluções para muita gente por conta dos benefícios. Mas, quem pode usar o crediário?
A regra é a mesma utilizada na abertura de contas financeiras: o Banco Central recomenda a idade mínima de 18 anos.
Após isto, é preciso fazer o cadastro com o envio de dados e informações a partir do documento com foto.
É assim que se consegue a análise de crédito, e o valor disponibilizado poderá ser usado nas futuras compras.
Atualmente, o crediário é uma ferramenta de fidelização muito interessante aos lojistas porque eles já possuem o histórico individual dos consumidores.
Por isso, se você compra com frequência em alguma loja, vale a pena descobrir sobre essa forma de pagamento.
Baixe o aplicativo e faça sua análise de crediário digital
O Crediário Digital é uma solução da Tidas, que tem quase 20 anos de história no mercado financeiro.
A partir da inteligência artificial, promovem um modelo de score de crédito único, que permite aos consumidores comprarem parceladamente em mais de 2 mil lojas do Brasil.
Ou seja, com a aprovação, é possível comprar em várias lojas parceiras, desde que os valores estejam dentro do limite aprovado.
Além disso, o aplicativo gratuito possui outras funcionalidades:
- Acompanhamento das parcelas em aberto;
- Visualização dos comprovantes de pagamento;
- Assinatura do carnê de crediário;
- Contato com a equipe de atendimento.
Faça o seu cadastro gratuitamente e descubra o seu limite de crédito.
Pode ficar sem pagar o crediário?
Ainda que os juros sejam menos onerosos do que outras linhas, o pagamento das mensalidades precisam acontecer, como em todo parcelamento de compras.
Em caso contrário, o consumidor fica sujeito às multas e juros. Além disso, vale lembrar que deixar de pagar o crediário também pode indicar a inclusão do nome e CPF no cadastro de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.