A inadimplência é um assunto necessário porque afeta a vida dos consumidores brasileiros, assim como das empresas, sendo relacionada com o não pagamento de contas.
As consequências variam de “mais juros” até “problemas de saúde mental”. Para o varejo, também indicam problemas graves no balanço financeiro, capital de giro, entre outros.
Se você é um lojista ou gestor, precisa conhecer mais detalhadamente este assunto porque ele pode dizer muito sobre o sucesso financeiro do seu negócio – ou o fracasso dele.
Continue lendo e descubra o impacto da inadimplência no mercado brasileiro.
O que é inadimplência do consumidor?
De maneira geral, a inadimplência é o “descumprimento de alguma obrigação financeira”, como lembra o Nubank. Ou seja, quando o consumidor não faz os pagamentos previstos.
É sobre não pagar dívidas nas datas pré-estabelecidas. Por exemplo, a partir da data de vencimento do boleto bancário ou garantindo dinheiro na conta no dia do débito automático.
Sim, é isso mesmo: fazer compras parceladas no crediário, parcelar pagamentos no cartão ou financiar bens não é inadimplência. Mas, o não pagamento das parcelas, sim.
O Jusbrasil, portal focado em assuntos jurídicos, define da seguinte forma:
“Analisando o termo no direito, trata-se do não cumprimento de obrigação realizada entre aqueles que se comprometerem a dar, fazer ou se omitir de fazer algo”.
Nos tópicos adiante, veja qual a relação com as dívidas e o nome sujo.
Qual é a diferença entre dívida e inadimplência?
Essa é uma dúvida muito comum e precisa ser resolvida porque há diferenças entre endividados e inadimplentes. A boa notícia é que não é complicado entender:
- Dívida: contratação de um serviço, como empréstimos ou parcelamentos;
- Inadimplência: quando o devedor não cumpre as obrigações financeiras.
O banco Santander tem um exemplo simples: “você comprou um eletrodoméstico em 12 vezes, mas na data de vencimento da parcela não realizou o pagamento”.
Ou seja, ao parcelar a compra, o consumidor contraiu uma dívida. E caso não consiga pagar a parcela, então, gera-se a inadimplência.
Após isto, vem outra expressão: “negativação”, popularmente conhecida como “nome sujo”. Esse seria um próximo passo, sequencial à inadimplência.
Para um inadimplente ficar negativado, os órgãos protetores de crédito (como SPC Brasil e Serasa) devem fazer a sinalização de tal atraso no pagamento.
Qual a inadimplência no Brasil?
Uma boa fonte de informação para notícias do varejo é o Varejo S.A., da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
Periodicamente, eles informam sobre os dados de inadimplência no Brasil. O último é de maio e indica que:
- O país tem 41,82% de inadimplentes;
- A média da dívida entre eles é de R$ 4.392,20;
- O comércio é o 3º com mais dívidas (atrás de bancos e Água e Luz).
Ou seja, a inadimplência acontece na proporção de 4 em cada 10 brasileiros.
“A inadimplência traz grandes prejuízos às pessoas, às empresas e à economia do país”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa, que mencionou ao falar dos dados.
Causas, tipos e problemas da inadimplência
Após este contexto que conta o que é a inadimplência e o cenário nacional, chegou a hora de avaliar as causas, os tipos que existem e os motivos. Vamos nessa!?
Quais são as principais causas da inadimplência?
A partir de pesquisas e opiniões técnicas, o portal Consumidor Moderno pontuou alguns dos motivos que levam às pessoas a se tornarem inadimplentes no mercado:
- Falta de rendimentos;
- Desemprego;
- Poder de compra;
- Comportamento financeiro;
- Gastos inesperados com saúde, etc.
E há outros! Em menores percentuais, mas também importantes, considere que algumas causas podem ser: emprestar nome para outras pessoas, vícios em jogos e divórcios.
Quais são os tipos de inadimplentes?
A inadimplência nas lojas é tão comum que se criou uma ideia de perfis de consumidores que se encaixam nessa situação. Sendo:
- Crônico: está constantemente em inadimplência;
- Ocasional: eventualmente, atrasa os pagamentos;
- Negligente: tem condições de pagamento, mas não o faz;
- Clássico: tem bom histórico de crédito, mas se torna inadimplente;
- Ativo: tem dívidas, mas com condições de pagamento.
Esse é um bom estudo a ser feito e considerado, de modo a entender um pouco mais do público do seu negócio, permitindo ações mais assertivas.
Os principais problemas da inadimplência
Pensando nos consumidores, o excesso de endividamento causa a inadimplência, criando um ciclo vicioso muito negativo de onerosidade (incapacidade de quitar dívidas).
Logo, também acaba indicando outros problemas:
- Queda no score financeiro;
- Dificuldade para fazer novas dívidas (compras, cartões, empréstimos);
- Problemas ao fazer contas bancárias e acessar serviços financeiros;
- Cobranças e ações judiciais;
- Restrições de bens e penhoras, etc.
Mais do que isso, recentemente muito tem se falado sobre os riscos à saúde mental, como lembra o Serasa: “endividados têm dificuldade para dormir e pensamentos negativos”.
Obviamente, é preciso pensar em várias ferramentas e soluções para mudar esse cenário e evitar problemas aos consumidores. Agora, já pensou em como impacta nas lojas?
Qual o impacto de clientes inadimplentes no varejo?
Um dos maiores problemas de ter clientes inadimplentes é o furo no balanço financeiro, defasando o capital de giro da empresa. Mas, esse não é o único!
Dependendo de cada momento em que a sua loja esteja, será natural criar uma cadeia negativa de débitos, como ao atrasar pagamentos de fornecedores e colaboradores. E tem mais:
- Perda de confiabilidade no mercado;
- Aumento das taxas de juros moratórios;
- Participação em processos de recuperação.
Então, controlar e saber lidar com a inadimplência dos consumidores é fundamental em todo negócio que quer prosperar, escalar vendas e aumentar o lucro.
Para vencer esse desafio, a tecnologia é determinante. Abaixo, veja como ela pode ser aplicada, diminuindo o risco de inadimplência e prevenindo os clientes inadimplentes!
O que é risco de inadimplência?
Um termo que todo varejista tem que conhecer é “risco de inadimplência”. Ou seja, conforme explicação do Serasa Experian:
“Ameaça iminente de que um cliente não cumpra as obrigações financeiras que contraiu com a empresa, seja por atraso no pagamento, problemas no balanço patrimonial e internos, ou, simplesmente, por ser um mau pagador”.
Para tanto, a melhor saída é calcular a taxa de inadimplência e, ao mesmo tempo, automatizar o processo, sendo essa uma tendência do varejo para os próximos anos.
Leia também: Automatização do processo de crediário
Como lidar com a inadimplência de clientes?
Esse tópico vai parecer um tanto quanto redundante, mas faz todo sentido: o melhor jeito de lidar com clientes inadimplentes é prevenir essa situação.
Até porque, como lembra o Sebrae, “a abordagem com o cliente inadimplente é um desafio para qualquer empresa do setor varejista”.
Então, como fazer? Conte com a Tidas!
A Tidas é a sua parceira nisso. Ela oferece um modelo de score de crédito focado em vendas baseado em Inteligência Artificial para reduzir a inadimplência.
Um dos serviços é o sistema digital de gestão de crediário, que tem o “recebimento garantido”. Ou seja, a sua loja só se preocupa em vender, sem ter dor de cabeça com recebimentos ou cobranças.
Ainda não entendeu como funciona? Com uma agenda de pagamentos, os lojistas poderão contar com os valores exatos das vendas em poucos dias, melhorando a gestão de fluxo.
Sendo assim, é uma solução incrível para quem atua no varejo e quer prevenir custos extras para receber o pagamento de inadimplências!
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