Você sabia que 3 em cada 10 consumidores utilizam crediário para suas compras? No varejo atual, oferecer essa opção pode ser decisivo para atrair e fidelizar clientes. E, dentre as possibilidades, o crediário terceirizado merece atenção!
Essa é uma forma de oferecer a venda a prazo, sem depender do cartão de crédito, nem arriscar o caixa em operações financeiras.
Mas, você percebeu que falamos “crediário terceirizado”? Ele oferece as mesmas vantagens ao cliente quando comparado ao modelo próprio, mas com diferenciais importantes para o lojista.
Quer conhecê-los? Neste artigo, apresentamos o padrão de operação dessa forma de administrar o pagamento, assim como suas vantagens para a loja. Boa leitura!
O crescimento da empresa sustenta o financiamento do crediário?
E é muito comum, especialmente em lojas mais tradicionais, o lojista começar a trabalhar o crediário com recursos próprios. Pois julgam que essa é uma opção a mais para o consumidor ter crédito para suas compras.
Essa é uma boa opção. Mesmo diante do crescimento de outras modalidades, como o PIX e o cartão de crédito, ele facilita o poder de compra das classes C e D.
Uma pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que três em cada dez consumidores usam o crediário para fazer algum tipo de compra.
De fato, para negócios pequenos (com volumes financiados menores) a modalidade funciona bem, desde que se invista em análise de crédito e cobrança.
Porém, o objetivo dos varejistas é expandir o empreendimento. Consequentemente, trabalhar com crediário próprio pode ser sufocante.
A razão é simples. Elas precisam alcançar um crescimento sustentado da loja (investindo em estoque, estrutura, mão de obra) e, ao mesmo tempo, reservar parte dos recursos para financiar o consumidor. Muitos não conseguem!
Quer saber mais sobre a relevância da qualidade da gestão financeira da sua empresa? Preparamos um e-book com excelentes dicas para você ter um negócio saudável e lucrativo:
Ou seja, ter capital de giro é necessário para manter toda a operação funcionando.
Diante disso, é arriscado para um lojista de médio porte continuar financiando o consumidor com recursos próprios. Ainda quando consideramos a situação de inadimplência no país.
Uma possibilidade de solução passa pelo crediário terceirizado! Veja detalhes a seguir.
O que é o crediário terceirizado?
Ao contrário do que muita gente pensa, o crediário é uma modalidade de pagamento que vem crescendo a cada ano, com destaque para o tipo terceirizado.
Essa é uma solução financeira em que a loja oferece crédito aos consumidores por meio de uma empresa financeira parceira (terceirizada).
A empresa é a responsável por todos os procedimentos burocráticos:
- Analisar o perfil do cliente e a possibilidade de crédito;
- Definir as condições;
- Realizar a cobrança de inadimplentes.
Toda essa flexibilidade facilita a compra, aumenta a satisfação e, consequentemente, gera mais vendas.
Mas, você sabia que existem duas modalidades? Acompanhe o tópico a seguir para conhecer cada uma delas.
Modalidades de crediário terceirizado
Existem duas variações desse modelo de cobrança que reduzem a responsabilidade da loja na análise de crédito e cobrança do consumidor. São elas:
Venda financiada
Nesse primeiro modelo, o lojista contrata os serviços de uma financeira e usa os recursos dessa empresa para terceirizar suas vendas a prazo.
Nele, a financeira assume todo o risco da concessão do crédito, incluindo o custo com ações de cobrança e perdas decorrentes da inadimplência.
Como desvantagem, a venda financiada não permite ao lojista criar um relacionamento com o cliente. Ou seja, ele não consegue fidelizá-lo, nem gerar novas oportunidades de venda.
É por isso que não podemos chamá-lo de “crediário financiado”, apesar de muita gente confundir essas modalidades.
Mas, a diferença é simples e está na forma de pagamento.
Na venda financiada, o cliente arca com as prestações por meio de um boleto bancário direto no banco, em um caixa eletrônico ou mesmo pela internet.
Para o consumidor a estratégia é vantajosa, mas para a sua loja infelizmente não. Afinal, o cliente não precisa voltar ao ponto de venda para quitar a parcela.
Com isso, reduz-se a oportunidade de criar relacionamento e gerar abordagens para novas vendas.
Crediário garantido
A segunda modalidade chamamos de “crediário garantido”. Nele, a loja trabalha em conjunto com uma empresa administradora do crédito.
Nele, a empresa parceira assume o risco da inadimplência. Ou seja, ela garante o pagamento integral dos valores e sem atrasos, mesmo que o comprador não quite as parcelas.
Até aí ele funciona de forma semelhante ao modelo financiado. A administradora cobra uma taxa de deságio e se responsabiliza pela aprovação do valor.
A grande diferença está no relacionamento cliente/vendedor.
Nessa modalidade, o carnê ou o cartão são próprios, ou seja, com o logo e a identidade visual da loja. Com isso, o cliente voltará, mês após mês, para pagar as parcelas.
É quase como se fosse uma propaganda permanente, devido ao contato constante com novidades e promoções.
Costuma-se dizer que o crediário garantido reforça o vínculo do cliente com a loja. E não com o banco. Por isso, é uma modalidade bem interessante.
Conheça o modelo de crediário terceirizado da Tidas
Oferecer soluções completas de crediário terceirizado, com foco na venda, gestão e cobrança, é uma necessidade entre gerentes de lojas.
Eles precisam de soluções:
- Eficientes e que reduzam o tempo gasto em tarefas manuais repetitivas;
- Precisas, para evitar erros de cálculo e de processamento;
- Acessíveis, com gestão rápida, simples e a qualquer momento;
- Seguras, para uma melhor e padronizada análise de risco e de crédito.
Aqui na Tidas entendemos que essa modalidade é uma alternativa importante para consumidores que desejam fazer compras de forma parcelada, e para lojistas que garantem o recebimento do valor devido.
Com as nossas soluções, a sua loja pode contar com fluxo de caixa para investir no gerenciamento e expansão do negócio. Nós cuidamos do crediário!
Todos os nossos planos dão acesso a um sistema especializado em cadastro e análise de crédito, facilitando o trabalho de todos.
Quer transformar suas vendas e reduzir riscos com um crediário terceirizado eficiente? Descubra como a Tidas ajuda sua loja a crescer com segurança e previsibilidade financeira!