Destacar-se da concorrência é um desafio comum aos lojistas de moda e calçados. Aí entra o marketing de varejo, permitindo atrair clientes e aumentar as vendas.
Mas, o que exatamente é essa estratégia? Mais do que isso, como aplicá-la no dia a dia da sua loja? Descubra as respostas a partir do próximo tópico!
Primeiro, entenda o que é marketing de varejo
É um conjunto de táticas específicas voltadas à atração, engajamento e retenção de consumidores no ambiente de varejo.
De maneira simplificada, como lembra o Sebrae, são ações de propaganda direcionadas ao público. E, quando bem-feitas, prospectam e fidelizam clientes.
Diferente do marketing tradicional, foca nas peculiaridades do setor varejista. Por isso, considera fatores característicos do negócio:
- Localização da loja;
- Experiência do cliente no ponto de venda;
- Nuances do comportamento do consumidor ao fazer compras.
No comércio da moda e calçados, o conceito vai além de anunciar produtos. Ele envolve criar uma experiência de compra completa, do primeiro contato ao pós-venda.
E quais são os pilares do marketing que se usa no varejo?
Um ponto interessante de estudar é que quando temos esse foco no varejo, os pilares vão além dos conhecidos 4Ps, chegando a 7 pontos principais, veja!
- Produto: soluções que atendam às necessidades e desejos do mercado;
- Preço: competitivos e estratégicos, com precificação atrativa;
- Praça: localização ideal e com eficiência no estoque;
- Promoção: comunicação efetiva com o perfil de cliente ideal;
- Pessoas: contratar funcionários capacitados para proporcionar atendimento excelente;
- Processos: otimizados, proporcionando uma operação eficiente;
- Evidências físicas: ambiente interno atraente e confortável.
Ou seja, não basta ter um produto incrível e um mercado consumidor que deseja aquele item. É preciso ir além: gerar a melhor experiência possível.
As melhores estratégias do marketing de varejo
Agora que entendemos os fundamentos, confira essas ideias que funcionam muito bem na divulgação da sua marca de moda e calçados!
1 – Crie uma experiência de compra positiva
Transforme sua loja em uma caminhada prazerosa ao consumidor e não apenas um ponto de venda.
Para tanto, considere ter um design de interiores atraente e instagramável, assim como provadores confortáveis e bem iluminados. A música ambiente também ajuda!
Se quiser mais, pense nos aromas agradáveis que combinam com o estilo da marca.
2 – Aproveite o poder do visual merchandising
Essa técnica é mais do que comprovada e, verdadeiramente, funciona. Especialmente, no varejo de moda e calçados.
Na hora de investir no visual merchandising, crie displays atrativos que contem uma história e inspirem as pessoas. Por exemplo, os manequins que mostram looks completos.
Outra sugestão é pensar no vitrinismo, que muda regularmente, além de organizar os produtos por cor ou estilo, criando impacto visual.
3 – Invista em marketing de conteúdo
No varejo também vale a pena ter conteúdo valioso para seus clientes. Por exemplo, blog com dicas de tendências do varejo, vídeos demonstrativos e guias.
4 – Maximize o potencial das mídias sociais
As redes sociais são fundamentais no varejo e, inclusive, indicam vendas! Então:
- Poste regularmente nos seus principais canais;
- Use hashtags relevantes;
- Faça lives mostrando novos produtos;
- Engaje seus seguidores.
5 – Implemente um programa de fidelidade
Mais uma estratégia é recompensar os compradores fiéis com programas. Ou seja, oferecendo pontos de compras que podem ser trocados por descontos ou com exclusividades.
Por exemplo, que tal dar acesso antecipado a novas coleções para os membros VIP?
6 – Utilize o marketing de influência
Uma ideia que funciona super bem é contar com influenciadores locais e nacionais. Então, convide-os para eventos e ofereça produtos, permitindo resenhas e lookbooks.
7 – Otimize a busca local
Já se perguntou como o seu público vai chegar até a sua loja física? Garanta que os clientes locais a encontrem!
Isso pode ser feito por meio da otimização online no Google Meu Negócio e campanhas de SEO local. E incentivar avaliações positivas na internet também ajuda.
8 – Organize eventos na loja
Esse é um impulsionamento de modo que as pessoas visitem sua unidade. O que costuma ser muito aceito em lançamentos de coleções, workshops de estilo e compras exclusivas.
9 – Implemente marketing omnichannel
O omnichannel é uma realidade que precisa fazer parte da sua marca. Logo, crie uma experiência integrada entre canais online e offline.
Como fazer isso? Ofereça a opção de comprar online e retirar na loja, por exemplo. Outra ideia é permitir que os interessados vejam o estoque.
Conforme o especialista Neil Patel, é super importante manter a integração da comunicação e atendimento. Desse modo, o discurso é coerente em todos os meios.
10 – Ofereça opções de pagamento flexíveis
Tão importante quanto as estratégias acima, essa aqui facilita a decisão de compra dos seus clientes.
Conhecer diversos métodos de pagamento e oferecer aqueles que mais têm a ver com seu público é uma decisão assertiva.
Que tal implementar um sistema de crediário moderno e ágil? Ele permite o parcelamento das compras de maneira simples para o consumidor e sem riscos à loja.
O crediário digital cria experiências memórias no varejo!
Com a Tidas, você pode oferecer parcelamento sem se preocupar com inadimplência, pois recebe o valor integral da venda. Essa flexibilidade:
- Facilita a compra;
- Aumenta significativamente o ticket médio;
- Permite uma constância nas vendas!
Afinal, um cliente que sabe que pode parcelar suas compras estará mais propenso a adquirir aquele item extra ou retornar para novas aquisições.
O sucesso no varejo não se resume apenas aos produtos incríveis. É sobre criar relacionamentos e experiências de compra memoráveis com os clientes.
Chegou a sua vez de estar um passo à frente nas tendências de marketing e tecnologia. Fale com um especialista Tidas e descubra como:
