É possível aumentar as vendas e estimular mais compras dando descontos a partir de um método de pagamento útil à estratégia do lojista. Este é o caso do desconto para pagamentos à vista.
Mas é possível dar esse desconto sem violar a lei?
Esta confusão é comum, afinal, a prática foi proibida por muito tempo. A boa notícia é que o desconto para diferentes métodos de pagamento foi permitido por lei em 2017, o que facilitou a vida dos lojistas.
Porém, mesmo sendo uma prática permitida, outra dúvida ainda permanece na mente de muitos empreendedores.
Vale a pena dar desconto para pagamento à vista?
Para responder a esta pergunta, é preciso analisar os prós e os contras dessa ação. Continue lendo nosso artigo e descubra como fazer!
Quais são os benefícios do desconto para pagamento à vista?
Como dito, essa prática foi legalizada no ano de 2017. Desde então, ela tem ganhado força devido à alguns benefícios. Conheça os principais!
Redução de custos
O desconto para pagamento à vista reduz custos ao dispensar o pagamento de taxas, aluguel de equipamento (maquininha) e demais gastos com infraestrutura para as vendas em cartões de crédito e débito.
Ao vender com cartão, por exemplo, existem taxas de desconto, onde o lojista precisa pagar para a credenciadora um percentual sobre o valor da venda, o que diminui os lucros.
Dinheiro no caixa mais rapidamente
Com o desconto para pagamento à vista a sua loja receberá o dinheiro no ato da compra. Esta situação é diferente nas vendas em cartões de crédito, nas quais o lojista deve aguardar 30 dias para a receber os valores.
Nesse período, o dinheiro deixa de estar disponível para ser aplicado em eventuais investimentos na loja, diminuindo o capital de giro e sua lucratividade.
Menor risco de inadimplência
A grande preocupação para os lojistas que vendem a prazo é o risco da inadimplência. Esse problema é reduzido quando descontos para pagamentos à vista são oferecidos. Afinal, o montante será recebido no ato da venda.
Maior liberdade financeira
Com a rapidez no recebimento dos valores proporcionada pelos pagamentos à vista, o fluxo de caixa se torna mais sadio. Isso reduz a necessidade do lojista obter empréstimos para manter a loja funcionando em tempos de baixa demanda.
Além disso, com mais dinheiro em caixa é possível obter preços melhores com fornecedores, reduzindo custos operacionais.
Afinal, vale a pena dar desconto para pagamento à vista?
Apesar do desconto para pagamento à vista oferecer benefícios, existem alguns pontos de atenção. O primeiro é que, mesmo recebendo o dinheiro no ato da compra, o lojista ainda terá alguns custos e correrá riscos.
Um desses riscos é lidar com o dinheiro em espécie, com notas físicas, correndo risco de ser vítima de fraudes (dinheiro falsificado) ou roubos. A chance disso acontecer nas vendas a prazo é menor, pois a administradora do cartão deposita o dinheiro diretamente na conta da loja.
Além disso, é preciso lidar com a moeda em espécie, que resultará em ações como:
- Gasto de tempo e recursos com contagem de notas e troco;
- Investimento em cofres, caixas e seguranças;
- Deslocamento de valores até o banco.
Mesmo que o lojista ofereça desconto para pagamento a vista, ainda é preciso oferecer vendas a prazo para não perder clientes. Afinal, muitos deles não conseguem pagar no ato da compra, exigindo soluções como o crediário ou os cartões de crédito.
Sendo assim, focar em oferecer muitos descontos para pagamento à vista pode não ser a melhor opção. Portanto, vale a pena investir em outras soluções, como o crediário próprio, que combina as vantagens das vendas a prazo com a praticidade de receber o dinheiro rapidamente.
Os benefícios do crediário e a antecipação de recebíveis
O crediário próprio é uma ótima solução para os lojistas que precisam vender a prazo. Ela é uma boa ferramenta para:
- Conquistar novos clientes;
- Fidelizar os consumidores;
- Aumentar as vendas;
- Fortalecer a marca sem sofrer com o inconveniente de precisar esperar pelo dinheiro.
Isto é possível porque o crediário próprio flexibiliza o pagamento, captando uma grande parcela de consumidores que não têm o montante total para compras à vista e não possuem cartão de crédito. Assim, o lojista passa a contar com uma grande parcela de público pouco explorada pela concorrência.
Como essa rapidez no recebimento do dinheiro funciona?
Tudo acontece graças à uma operação de crédito conhecida como antecipação de recebíveis. Ela permite que o empreendedor receba em curtíssimo prazo a quantia que ele levaria meses para ter.
Nesta operação, o lojista paga uma pequena taxa à empresa que realiza a antecipação e tem acesso aos seus recebíveis rapidamente. Assim, ele usufrui dos grandes benefícios das compras a prazo e alcança um meio termo com as vantagens do pagamento à vista.
A inadimplência é reduzida, pois a empresa que antecipa os recebíveis se torna responsável pela cobrança junto aos clientes. Por fim, as taxas envolvidas costumam ser menores do que um eventual desconto para pagamentos à vista.
Diante de tantos benefícios e pesando os riscos, o desconto para pagamentos à vista pode não ser a melhor opção. Estimular o cliente a comprar no crediário e utilizar com sabedoria a antecipação de recebíveis é a opção mais indicada. Afinal, ela une os benefícios do pagamento à vista com as vantagens dos pagamentos à prazo.