Como definir as cores para loja de roupas?

Como definir as cores para loja de roupas?

Como definir as cores para loja de roupas?

Você já parou para pensar na importância das cores para loja de roupas? Elas são muito mais do que detalhes visuais, são ferramentas poderosas capazes de influenciar clientes, transmitir a identidade da marca e, claro, impulsionar as vendas.

Por isso, devem ser ponderadas estratégias de marketing de varejo para criar diferentes efeitos que direcionam a atenção para o estabelecimento, ao:

  • Atrair a atenção;
  • Despertar o interesse;
  • Estimular a curiosidade e o desejo;
  • Transmitir confiança;
  • Gerar conforto; 
  • Provocar surpresa. 

Neste artigo, explore conosco a relevância da psicologia das cores para criar ambientes convidativos, que estimulem os clientes a entrarem e comprarem. Vamos lá? 

Por que priorizar as cores em uma loja de roupas?

Em qualquer estabelecimento comercial, a escolha das cores é crucial! Elas podem influenciar a percepção das pessoas e criar uma atmosfera única.

Quando corretamente escolhidas, transmitem a identidade da marca, despertam emoções e até mesmo incentivam a compra.

Um estudo realizado pela especialista Satyendra Singh revelou que as pessoas tomam decisões sobre a compra de um produto nos primeiros 90 segundos de interação.

E, segundo a pesquisa, de 62% a 90% dessa decisão ocorre pela cor!

A especialista destaca que o uso prudente de cores é uma forma de diferenciar produtos de concorrentes e também influenciar os humores e sentimentos. Muda, portanto, a atitude em relação a certos itens.

Assim, ao escolher as cores para loja de roupas, é fundamental ter a resposta para algumas perguntas básicas:

  • Qual é o seu público-alvo?
  • Qual é a mensagem que deseja transmitir?
  • Qual é a experiência que deseja proporcionar aos clientes?

As respostas podem auxiliar na escolha cuidadosa e estratégica das cores. E isso faz toda a diferença no sucesso do negócio.

Mas outros detalhes são relevantes. Por exemplo: você sabe o que cada cor representa? Apresentaremos detalhes no tópico a seguir. 

O significado das cores para lojas de roupas

O significado das cores para lojas de roupas

Você sabia que cada cor transmite uma mensagem diferente e pode evocar emoções específicas nas pessoas?

Conforme destacado no livro “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”, a relação das cores com os nossos sentimentos são duas coisas que não se combinam por acaso.

O livro destaca que o relacionamento entre ambas não é somente questão de gosto, mas sim experiências universais enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento.

Logo, as cores podem impactar a loja de diversas formas. Elas provocam reações psicológicas e fisiológicas nas pessoas, alterando o ânimo, humor e a disposição. 

Conheça o significado de algumas cores e como usá-las:

  1. Roxo: reflete uma sensação de sofisticação, luxo, criatividade e mistério. Costuma ser usada para itens de alto valor agregado;
  2. Vermelho: transmite paixão, energia e urgência. Pode ser utilizado para criar senso de escassez ou destacar promoções;
  3. Laranja: mostra entusiasmo, otimismo e alegria. É usado para estimular a ação e a decisão rápida dos clientes;
  4. Rosa: aumenta o senso de romantismo, delicadeza e feminilidade. Perfeito para lojas e produtos voltados ao público feminino;
  5. Amarelo: reflete prosperidade, jovialidade, felicidade e otimismo. É utilizada para chamar a atenção para destaques e diferenciais;
  6. Dourado: representa luxo, sucesso e riqueza. Ideal para produtos de alto padrão e qualidade;
  7. Azul: transmite tranquilidade, confiança e credibilidade. Aumenta o senso de segurança e autoridade;
  8. Verde: está alinhada à natureza, saúde e esperança. Comunica sustentabilidade e responsabilidade social;
  9. Marrom: representa conforto, aconchego e naturalidade. Recomendado para produtos que remetem à natureza e à sustentabilidade;
  10. Preto: aumentam a sensação de poder, elegância e sofisticação. Perfeito para itens de luxo;
  11. Branco: representa pureza e paz. Ideal para varejistas que querem transmitir uma mensagem de elegância e simplicidade.

Dicas para definir as cores para loja de roupas

As cores para loja de roupas costumam remeter à beleza, elegância e sofisticação do ambiente. Mas, é claro: a paleta de cores deve ter ligação com o propósito da empresa.

Se você criou uma marca de roupas de calor com uma pegada jovem, apostar em uma paleta de cores com verde, amarelo e laranja é uma boa ideia. Afinal, elas transmitem energia, modernidade e refrescância.

Mas se preza por um estilo sofisticado e luxuoso, o branco e os tons pastéis funcionam muito bem.

Veja outros pontos que merecem atenção:

  • Identidade da marca: as cores devem refletir a identidade e o público-alvo da marca. Uma loja de roupas infantis pode usar cores vibrantes e alegres. Já uma boutique de luxo deve optar por tons sóbrios e elegantes:
  • Vitrine: na montagem de vitrines (vitrinismo), o uso de cores chamativas e contrastantes pode atrair a atenção das pessoas e convidá-las a entrar;
  • Interior da loja: as cores das paredes e da decoração devem criar um ambiente agradável e convidativo. Cores claras e neutras “ampliam” o espaço, enquanto cores escuras e vibrantes tornam o ambiente mais intimista.

Ao utilizar as cores de forma estratégica, uma loja naturalmente cria um ambiente atraente, estimula as emoções e impulsiona as vendas. 

A relação entre as cores da loja e a gestão financeira

A relação entre as cores da loja e a gestão financeira

As cores podem impactar a gestão financeira do negócio! Lojas bem apresentáveis tendem a atrair clientes, aumentar as vendas e, consequentemente, impulsionar o faturamento.

Isso ocorre porque as cores influenciam a percepção de valor da loja e das roupas.

O dourado e o preto, por exemplo, transmitem uma sensação de luxo e exclusividade, permitindo a prática de preços mais altos.

Mas, de nada adianta ter uma loja apresentável, que vende bem, se a gestão financeira não acompanha?

Por isso, deve-se adotar essa ferramenta estratégica que ajuda o negócio a crescer em meio a um segmento de mercado cada vez mais competitivo.

Para te ajudar a entender melhor a importância da gestão financeira, preparamos um e-book completo sobre o tema. Baixe agora mesmo e descubra como alcançar o sucesso financeiro!

Gestão financeira: o que você precisa saber para gerenciair sua loja

Compartilhe:

Leia também:

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se e receba
nossas novidades: