A concessão de crédito é um assunto de grande relevância entre os lojistas e gestores do varejo. Afinal, impacta diretamente as finanças dos negócios.
Saber quando, quanto e para quem ofertar os limites são pontos importantes nessa conta. Contudo, eles não são os únicos que devem ser avaliados.
A ideia deste blog é muito simples – e super necessária: mostrar como é possível tornar esse processo mais eficiente e seguro.
Mas, o que é concessão de crédito?
Sim, vamos ver algumas estratégias de melhoria, no entanto, antes disso é fundamental saber o conceito básico. Afinal, do que estamos falando?
A concessão de crédito é o processo pelo qual uma loja disponibiliza recursos financeiros aos clientes, permitindo que façam compras e paguem posteriormente.
Porém, por trás disso existem variáveis que podem indicar os riscos desse tipo de serviço. Ou, como o SPC Brasil explica:
“Esse processo envolve uma análise criteriosa do perfil desse solicitante para garantir a capacidade de pagamento e minimizar riscos de inadimplência”.
No contexto do varejo, um ótimo exemplo vem do sistema de crediário Tidas. Ele é uma possibilidade de aumentar as vendas e sem riscos de não pagamentos.
O crediário digital tem o recebimento garantido. Ou seja, a sua loja reúne os esforços a fim de realizar vendas e a Tidas garante o recebimento e a cobrança.
Se quiser saber mais, conheça o crediário digital Tidas.
E qual a importância disso no varejo brasileiro?
No cenário atual, as lojas que oferecem opções de parcelamento aos clientes têm uma vantagem competitiva, já que parte de uma necessidade do mercado.
Segundo dados da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), o volume de concessões de crédito no varejo cresceu significativamente nos últimos anos.
Esse dado comprova a importância da ferramenta para o setor. Se quiser entender um pouco mais sobre como ser eficiente na gestão financeira da sua loja, acesse o material:
Quais são as fases da concessão de crédito?
O processo pode ter várias etapas, dependendo do tipo de negócio, da solução e outros requisitos. No entanto, geralmente, envolve a seguinte estrutura:
- Solicitação pelo cliente;
- Coleta de informações e documentação;
- Análise de crédito do interessado;
- Decisão de aprovação de crédito ou recusa;
- Definição de limites e condições;
- Formalização do contrato;
- Monitoramento e gestão.
Cada um desses momentos tem o próprio impacto na criação de um processo seguro.
Por exemplo, alguns vendedores têm medo de perder o cliente. E esse sentimento pode forçar uma liberação inapropriada, que vai gerar muitos problemas futuros.
É isso o que explica o especialista Ermelino Espindola, no vídeo abaixo:
Esses são os desafios mais comuns que os lojistas enfrentam na hora de aprovarem crédito
Apesar de ser uma estratégia que realmente funciona, é preciso cuidado na execução dela. Sabendo disso, a Tidas reuniu uma lista com os principais desafios dos gestores:
- Falta de informações confiáveis;
- Processo de análise demorado;
- Alta taxa de inadimplência;
- Dificuldade em definir limites adequados;
- Equilíbrio entre risco e crescimento das vendas.
Esses pontos facilitam na hora de encontrar soluções. Ou seja, se é possível saber qual é a dificuldade, as lojas podem encontrar maneiras mais confiáveis de resolvê-las.
Então, quais medidas são necessárias para as empresas concederem crédito aos clientes?
Se a ideia é usar a estratégia a fim de atrair e fidelizar clientes, ótimo. Porém, é preciso saber como fazer isso de um modo seguro e realmente lucrativo.
Neste contexto, existem alguns requisitos básicos, veja:
- Política clara e bem definida;
- Sistema de análise robusto;
- Equipe treinada e capacitada;
- Ferramentas tecnológicas adequadas;
- Processo de coleta e verificação de informações;
- Critérios de avaliação de risco;
- Mecanismos de monitoramento e cobrança.
Achou complicado demais? Não é. A Tidas oferece soluções tecnológicas que transformam esses desafios em verdadeiras oportunidades de negócio!
Possui uma plataforma digital de crediário que permite ao lojista automatizar a análise de crédito, tornando-a mais rápida e precisa.
E não é só isso. As funcionalidades disponíveis também permitem a redução do risco de inadimplência com algoritmos avançados de avaliação e a melhor experiência do cliente.
Ficou curioso e quer saber por que a Tidas consegue oferecer essa segurança, não é? No vídeo abaixo, o especialista em tecnologia Edgard Kestering explica tudinho:
Qual é o futuro da concessão de crédito no varejo?
O varejo está mudando e se adaptando o tempo todo. Da mesma forma, a concessão de crédito também segue esse caminho. A seguir, as tendências do varejo que você precisa conhecer:
- Constante uso de dados alternativos na avaliação financeira;
- Decisões em tempo real;
- Processo de crediário automatizado;
- Personalização ainda maior das ofertas;
- Integração mais profunda entre crédito e programas de fidelidade;
- Uso de blockchain visando a melhor segurança e transparência.
Portanto, oferecer essa alternativa ao cliente é fundamental. E, ao mesmo tempo, também deve-se ter uma dedicação extra na escolha das melhores possibilidades.
Isso não indica apenas o quando, quanto ou para quem ofertar crédito… Mas, tem muito a ver com o uso da ferramenta certa, a fim de garantir segurança à sua loja!
No trabalho de muitos gestores de varejo, essa análise pode significar a diferença entre atingir as metas de vendas ou ficar para trás nessa corrida pelo interesse do consumidor.
Lembre-se, um sistema de crediário eficiente não apenas aumenta as vendas, mas também constrói relacionamentos duradouros com os clientes.
Com as estratégias certas e o suporte tecnológico adequado, você ganha o poder de transformar seu processo de concessão de crédito em uma vantagem competitiva.
Fale com um especialista Tidas e descubra como ter o crediário digital na sua loja.