As lojas que vendem no crediário costumam conviver com medo do índice da inadimplência.
Felizmente, isso pode ser perfeitamente amenizado se você melhorar a concessão de crédito da sua loja.
Em outras palavras, você deve investir em uma análise mais confiável que te permita identificar com mais precisão os perfis de cada cliente.
E essas informações são fundamentais porque influenciam diretamente no índice de inadimplência da sua loja, já que, quanto mais arriscado o perfil do cliente, maiores são as chances de inadimplência.
Sabendo dessa importância, vamos ao que interessa: como melhorar a concessão de crédito da sua loja investindo em uma análise de crédito mais assertiva.
A importância da análise de crédito
Sempre vamos ressaltar que a análise de crédito é o passo essencial para melhorar a concessão de crédito na sua loja.
Essa é a maneira de antecipar o risco ainda no momento da venda. Se fizer uma análise bem aprofundada, esse processo traz ainda mais exatidão e contribui com a saúde financeira da sua loja.
Aquelas compras com valores altos, por exemplo, podem, infelizmente, serem desastrosas se não forem baseadas em uma avaliação com critérios eficazes.
Assim, esteja ciente, primeiramente, que é preciso analisar todos os clientes, sem exceção…
Faça análise de todos os clientes
Com clientes frequentes na loja, alguns lojistas acreditam que, ao vender para conhecidos, pode-se eliminar a análise de crédito do processo.
Entretanto, isso pode ser mais custoso do que realizar a análise de fato, já que um cliente que há uns meses foi identificado com um score baixo e um perfil de baixo risco pode estar, neste momento, passando por outra situação.
Lembre-se também de sempre identificar todos clientes, antigos e novos, verificando documentos como foto e o CPF, já que é por ele que a condição de crédito será avaliada.
Conte com os itens fundamentais para uma boa análise
Além do CPF e documento com foto, outros itens podem ser importantes para garantir uma boa análise de crédito.
Entre eles, inclui-se o comprovante de renda, comprovante de residência e telefones de contato validados para ajudar na comunicação do cliente, sobretudo, para encontrá-lo e informá-lo caso ocorra algum problema.
Verifique os dados em órgãos de proteção ao crédito
Com as informações em mãos, você também deve utilizar o CPF para verificar a situação do consumidor em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa. A partir disso, já se estima o nível de risco de inadimplência.
Mas todo esse processo pode ficar mais prático, ágil e completo se você contar com uma ferramenta completa de gestão de crediário.
Aposte em uma ferramenta completa de gestão de crediário
Os processos envolvidos na concessão de crédito podem ser trabalhosos e até demorados, dificultando a gestão eficiente por parte dos lojistas e atrapalhando na satisfação do cliente.
Para isso, existem as ferramentas tecnológicas para a gestão do seu crediário, como a da Tidas e Servipa.
Com ela, a análise de crédito é feita a partir de 15 anos de informação acumulada sobre crediário, com a experiência de milhões de carnês emitidos.
Usando um modelo próprio de score de crédito, calculamos o risco de inadimplência do cliente em questão de segundos. Tudo de forma totalmente automatizada e sem interferência humana.
E você não precisa enviar nenhum documento, gastar dinheiro ou esperar horas ao telefone para aprovar uma venda. O sistema faz tudo na hora e ainda sugere as condições mais seguras para cada perfil de cliente.
No processo da cobrança, a mesma praticidade é garantida. Há um time de especialistas focados em garantir a recuperação de dívidas sem prejudicar o relacionamento com o cliente.
Toda a estratégia de cobrança é executada de acordo com o perfil do inadimplente por meio de mensagens de SMS, WhatsApp, e-mail ou ligações amigáveis feitas em nome da loja.
Desse modo, a sua única preocupação é vender e, em poucos cliques, já realiza uma análise confiável que garante segurança para sua loja.
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