Como administrar um crediário?

Como administrar um crediário?

Como administrar um crediário?

Quer saber como administrar um crediário? Continue por aqui e confira as melhores dicas para manter esse método de pagamento em dia. Confira já o artigo completo!

Como administrar um crediário? Já parou para pensar se existe um jeito certo de fazer isso?

É comum que muitos lojistas tenham receios em relação à parte administrativa de uma loja. Entre elas, a parte do crediário, que acaba gerando algumas parcelas e até um certo índice de inadimplência inevitável. Porém, apesar do receio, esse é um ponto fundamental para garantir o sucesso das finanças e o bom funcionamento no geral desse meio de pagamento. 

Pensando dessa forma, o que acha de conferir as melhores dicas sobre o tema reunidas em um só local? Esperamos te ajudar a dominar esse assunto por meio dessa leitura completa. 

Prepare as anotações e vamos começar! 

Qual a importância de uma boa administração para o seu negócio?

É fundamental ter em mente que uma boa administração contribui para um bom resultado de todo o processo de vendas. Essa boa gestão administrativa começa desde a definição dos objetivos empresariais, chegando até mesmo em todo o processo de operação da loja. 

Quando o assunto é crediário, isso não é diferente. Por se tratar de um meio de pagamento, é importante estar atento a todos os seus pontos para garantir todos melhores resultados

Entre os benefícios de uma boa administração, podemos citar esses entre os principais:

  • Visão mais ampla de negócio;
  • Manutenção da saúde financeira;
  • Aumento da produtividade;
  • Tomada de decisão.

Tendo isso em mente, vamos entender como fazer essa administração da melhor maneira.

Melhores dicas de como administrar o crediário na sua empresa:

1. Faça análises de crédito:

A análise de crédito é um dos pontos mais importantes para garantir a sua saúde financeira. Ao trabalhar com um sistema de crediário, é muito importante que você entenda que você irá trabalhar com diferentes perfis de clientes e, cada um deles, deverá receber um limite de crédito diferente. 

Com a análise de crédito, você terá acesso a todos os dados do consumidor que está comprando, sabendo quais deles são considerados maus pagadores e até mesmo os que possuem boa reputação no mercado.

2. Tenha um bom planejamento:

Para garantir uma boa administração, é fundamental saber onde você quer chegar e qual será o caminho que você vai percorrer para conquistar isso. É por isso que, por aqui, já falamos inúmeras vezes sobre a importância de um bom planejamento. Prestar atenção na parte financeira, criar um sistema de gestão e ter um plano de negócios faz toda diferença.

Para isso, coloque no papel metas a curto, médio e longo prazo e quais são os melhores caminhos para levá-lo a realização dessas metas. No curto, pense em direcionamento cotidianos de cada setor e em problemas que podem e devem ser resolvidos no seu dia a dia.

Já no médio prazo, divida e coordene os trabalhos de cada área, como financeira, vendas, estoque, entre outras. E, finalmente, em suas metas de longo prazo, defina onde quer chegar.

3. Faça o seu fluxo de caixa:

Seja sincero: com que frequência você faz o fluxo de caixa na sua empresa? Tudo bem, essa é uma operação um pouco demorada e que parece estar tirando seu tempo de atividades mais importantes, mas não se engane, trata-se de uma tarefa essencial na administração.

Por meio do fluxo de caixa, é possível entender quais são as contas a pagar e o total a receber. Esse procedimento ajuda muito no planejamento financeiro e evita surpresas desagradáveis.

Organizar o fluxo de caixa permite ao lojista saber quais são os períodos de baixa no negócio. Assim, é possível se planejar para evitar compras e pagamentos nesses períodos.

4. Tenha um bom sistema para cadastro dos clientes:

Contar com a ajuda de uma ferramenta que realmente funciona pode facilitar todos os seus processos. Saiba que a tecnologia pode ser uma excelente aliada para isso. Foi pensando nisso que nós da Rede Brasil Crediário desenvolvemos um plano de administração e cobrança completo.

É isso mesmo. Nós administramos o seu crediário de maneira simples e segura com um plano de recuperação de crédito, decisão inteligente de crediário e sistema de gestão especializado. Você pode entender mais sobre esse nosso serviço clicando nesse link.

5. Previna-se contra a inadimplência:

Um dos primeiros passos para evitar ao máximo a inadimplência é apostar em uma boa organização e planejamento, que complementa todos os tópicos que abordamos anteriormente. Toda forma de crédito oferecida ao cliente precisa ser previamente planejada e estudada, identificando os possíveis impactos que ela pode ocasionar para os negócios.

Ao entender mais sobre essas dicas, esperamos que tenha ficado claro a importância de manter a organização e a administração do seu negócio. Dessa forma, todo o fluxo de caixa tende a melhorar cada vez mais, incluindo o sistema de crediário que é o foco deste artigo.

O que garantimos é que, com boa administração, é possível fazer com que um consumidor se sinta à vontade e seguro para comprar no crediário. Para isso, te convidamos a conferir o nosso blog que está recheado de dicas para lojistas com todos os temas que você precisa saber para atrair cada vez mais e mais consumidores para a sua loja. Clique aqui e confira. 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado com dicas de como administrar um crediário.

Em caso de dúvidas, se sinta à vontade para conversar com um de nossos especialistas.  

Clique aqui e fale com a Rede Brasil Crediário!

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