Quem trabalha no segmento sabe que o mundo das roupas e acessórios é muito dinâmico. Ele se adapta às mudanças sociais, culturais e econômicas. No entanto, um tema ainda persiste: o calendário da moda!
Relacionado à sazonalidade, ele insiste em desafiar o mercado, exigindo o acompanhamento de novidades o ano todo.
Quer saber mais sobre o tema? Convidamos você a entender este movimento quase que cíclico e conferir dicas para se preparar e lidar com a moda sazonal.
O que é o calendário da moda?
É um conceito que define as datas de lançamentos ao longo do ano. Ele é estabelecido pela indústria da moda e seguido por estilistas, marcas e varejistas em todo o mundo.
O calendário da moda é uma das ferramentas mais comuns para montar, criar e vender uma nova coleção. É a partir dele que o planejamento definitivamente começa:
Os estilistas têm a ideia criativa, as campanhas publicitárias e estratégias de marketing de varejo são colocadas no ar e os lojistas conhecem as tendências e trazem novidades para suas lojas.
Com isso, as roupas e acessórios estão em sintonia com as demandas e desejos do consumidor em cada época do ano. Ou seja, a moda vive o vestuário sazonal.
Fatores que influenciam o calendário da moda
Na atualidade, seguir a sazonalidade é uma regra no mundo da moda. Mas sua origem é muito mais antiga.
Ela se iniciou em 1850, com Charles Frederick Worth, considerado o pai da alta-costura, abrindo sua casa de moda em Paris.
Na época, ele introduziu a ideia de coleções sazonais e desfiles de lançamentos, marcando um novo jeito de entender e consumir este mercado.
Assim, conforme destacado em um artigo da Mercado e Consumo, o calendário se baseia em combinação de fatores de origem histórica, econômica e cultural.
Mas, de forma geral, dois pontos se destacam:
Estações do ano
As coleções são lançadas com base nas mudanças das estações do ano. Ou seja, peças para a primavera/verão e outras para o outono/inverno.
Este é um indicativo de que o clima impacta fortemente no segmento da moda.
Datas comemorativas
A adoção da moda sazonal com base nas datas comemorativas é outra estratégia muito comum em todo o mundo. Ela permite:
- Estimular as vendas;
- Gerar senso de novidade e urgência nos consumidores;
- Manter o segmento de vestuário sempre atualizado;
- Ter lojas constantemente abastecidas com novos produtos.
O artigo da Mercado e Consumo ainda reforça que, no Brasil, as principais datas que regem o calendário da moda são:
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Natal.
Valiosa ferramenta para lojistas
Até aqui, você entendeu o que é o calendário da moda e a sua relação com o clima e as datas comemorativas. Mas, você sabia que essa é uma ferramenta de grande valor para os lojistas?
Ela ajuda na preparação para lidar com as mudanças de clima e acompanhar eventos importantes, como a Fashion Week e demais feiras que a Fashion United apresentou em um artigo.
Veja por que essa é uma ferramenta imprescindível:
Previsão de tendências
Os lojistas podem identificar as tendências de varejo e lançamentos que serão destaque na próxima estação, com cores, estampas, tecidos e modelagens em alta.
Planejamento de estoque
O calendário da moda permite planejar o estoque baseado no clima e nas tendências.
Tal estratégia garante a oferta de produtos relevantes e desejados pelos clientes, aumentando as vendas.
Conhecimento do público
Ao acompanhar a moda sazonal, aumentamos o nosso conhecimento sobre o comportamento dos consumidores.
Isso permite que a loja ofereça produtos que atendam às necessidades e desejos do público em diferentes épocas do ano.
Como se planejar no início do ano para ter coleções de sucesso? Veja 5 dicas
Ao adotar um planejamento antecipado, as marcas de vestuário aumentam a eficácia para identificar, elaborar e incorporar as tendências apresentadas pelos eventos mundo afora.
Mas, não são apenas as grandes marcas que podem se antever e se preparar para o futuro do segmento.
Sua loja, independentemente do tamanho, também pode (e deve) utilizar os primeiros meses do ano para se planejar para a sazonalidade.
Te ajudamos com 5 dicas:
- Analise o calendário: estude as datas importantes, acompanhe as novidades e eventos relevantes para o seu público;
- Pesquise tendências: acompanhe as semanas de moda, blogs, revistas e redes sociais para identificar as tendências da próxima estação;
- Defina seu público-alvo: entenda as necessidades, desejos e expectativas do seu público para criar peças que o atendam da melhor forma;
- Crie um cronograma: defina prazos para cada etapa do processo, desde a pesquisa até a produção e lançamento das peças:
- Planeje suas estratégias de marketing: crie campanhas temáticas para cada estação ou evento, utilizando diferentes canais de comunicação para divulgar suas coleções.
Outras dicas também podem funcionar e devem ser praticadas:
- Seja flexível: lembra quando falamos que o mundo da moda é dinâmico? Por isso, esteja pronto para adaptar suas estratégias, caso necessário;
- Inove: busque sempre por novidades e diferenciais para conquistar o cliente e se destacar da concorrência;
- Comunique-se: mantenha a clientela informada sobre as novidades da sua loja e as tendências do mercado;
Ou seja, com planejamento, conhecimento e o calendário da moda como guia, você terá coleções de sucesso, atrairá clientes e impulsionará o crescimento da sua loja.
E não se esqueça: a gestão financeira é indispensável para conduzir negócios saudáveis e lucrativos.
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