Cobrar um cliente para realmente receber é uma tarefa delicada, mas menos complicada do que se imagina. Saiba que uma conversa transparente, clara e amigável muitas vezes já é suficiente.
Com as novas tecnologias, o WhatsApp tem se tornado uma grande opção para as lojas venderem mais e também para os casos de cobrança. Mesmo assim, vale lembrar que é preciso adotar boas práticas, afinal, é um espaço privado do cliente.
Pensando nisso, separamos neste artigo algumas boas práticas para cobrar um cliente por WhatsApp. Siga a leitura!
Antes de cobrar, envie um lembrete
A primeira orientação sempre dada para quem vende no crediário é que envie um lembrete ao cliente avisando sobre o vencimento da parcela.
Há clientes que são bons pagadores, mas acabam esquecendo da data de pagamento. Sendo assim, um lembrete já resolve a questão.
Para isso, certifique-se de que é mesmo o número do cliente e envie uma mensagem clara e objetiva dias antes do pagamento e no dia do vencimento, sempre informando sobre a data específica.
Se mesmo assim não houver pagamento, vá para o próximo passo…
Priorize o bom tratamento sempre
Ao cobrar um cliente por WhatsApp, tenha como objetivo, além de receber, preservar o bom relacionamento com o consumidor.
Se isso não acontecer, será menos um comprador na sua loja ou até recomendações ruins.
Desse modo, sempre priorize o bom tratamento. Na comunicação online, certifique-se de que nada está gerando dupla interpretação ou entendimento ruim a respeito das frases.
Seja amigável, atencioso e lembre-se que o WhatsApp é um espaço privado, por isso, não deve enviar mensagens cedo ou tarde demais, nem em excesso, caso contrário, o cliente pode acabar te bloqueando, gerando má reputação à sua loja.
Envie uma mensagem clara e objetiva
Ao escrever a mensagem no WhatsApp, utilize boas práticas de uma mensagem de cobrança e sempre verifique se está bem claro o que está tentando dizer.
Para começar, procure usar palavras respeitosas, apresente-se e apresente a empresa para que o cliente saiba com quem está falando.
Pergunte se está tudo bem, preservando o bom tratamento, e deixe clara a cobrança. Mas procure substituir termos indelicados, como “dívida” por “valor em aberto”.
Certifique-se também do comprometimento dele e despeça-se, agradecendo e encerrando a conversa de forma bastante educada.
Se preferir que a conversa seja por telefone, sugira no fim da mensagem que o próprio cliente ligue ou informe um bom horário para realizar essa conversa.
Facilite o pagamento
Ao enviar a mensagem para cobrar o cliente no WhatsApp, busque enviar o passo a passo do que ele precisa fazer para realizar o pagamento. Lembre-se de incluir o novo valor em aberto, que inclui os juros e multas necessárias.
Estabeleça uma nova data de pagamento ao cliente, facilitando ao máximo o processo. E, se julgar necessário, pode até mesmo informar o endereço da loja para relembrar o cliente.
Caso a data seja complicada para o consumidor, você pode oferecer mais de uma alternativa de data.
Saiba negociar
No WhatsApp, você fará a cobrança como em qualquer outro meio. Por isso, ouvir o cliente também é extremamente importante.
Se ele desejar se justificar, deixe que ele se explique e busque entender as necessidade desse cliente e os motivos pelos quais ele está devendo. Pode ser que ele seja um bom pagador que apenas está passando por um momento específico de crise.
Com o histórico do cliente em mãos, você conseguirá reconhecer se é uma exceção e já pode sugerir uma negociação.
Durante a conversa, você também pode esclarecer ao cliente os benefícios que ele perde com essa dívida, por exemplo, o fim do cadastro na empresa, tendo o nome negativado ou, ainda, restrições na concessão de crédito no mercado.
Livre-se das cobranças: conte com uma ferramenta de gestão de crediário
Sabemos que o processo de cobrança é delicado e pode até parecer complicado, mesmo com toda a praticidade do WhatsApp.
Por isso, nosso último conselho é contar com uma ferramenta de gestão de crediário que cuida da cobrança e te deixa com uma única missão: vender.
Com o sistema de gestão, há especialistas em cobrança trabalhando para garantir a recuperação de dívidas sem prejudicar o relacionamento do seu negócio com o cliente inadimplente.
As ações de cobrança são executadas com base no perfil do devedor, por meio de mensagens via WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas, e o processo é conduzido à negociação de possíveis acordos.
Ficou interessado? Conheça todos os detalhes da nossa ferramenta de gestão e garanta administração completa e eficaz do seu crediário clicando aqui!