Você já se perguntou qual é a diferença entre SPC e Serasa? Se sim, você não está sozinho.
Essas instituições são muito comuns em temas relacionados ao mercado de crédito, compras e finanças – tanto pessoais quanto empresariais.
Porém, muita gente ainda fica confusa sobre o papel de cada uma. Então, antes de falarmos das diferenças, vamos começar com uma pergunta simples: o que significam essas siglas?
- SPC é Serviço de Proteção ao Crédito
- Serasa é Serviços de Assessoria S.A.
Agora, vamos entender melhor o que cada uma dessas instituições faz e a importância delas.
Até porque, muitas vezes, são vistas como vilãs – ninguém quer ter o nome no SPC ou no Serasa, não é? Só que a verdade é que são essenciais no bom funcionamento do mercado financeiro.
O que é o SPC?
O SPC é uma organização privada sem fins lucrativos criada em 1955 por um grupo de empresários.
Desde o início, o objetivo foi fornecer informações relacionadas ao histórico financeiro de pessoas físicas e jurídicas, auxiliando em decisões mais seguras na hora de solicitar ou conceder crédito.
O SPC é administrado pela Boa Vista Serviços, que oferece soluções de análise e recuperação de dívidas.
Um detalhe importante: esse serviço trabalha com as informações fornecidas por empresas associadas. Entre elas:
- Lojas de varejo,
- Prestadoras de serviços e
- Instituições financeiras.
Vamos à prática, veja só esse exemplo:
Imagine que você seja dono de uma loja de roupas e um cliente queira comprar um produto no crediário. A pergunta a ser feita é: como saber se a pessoa tem um bom histórico de pagamentos?
É aí que entra o Serviço de Proteção ao Crédito.
Ele mantém um banco de dados sobre inadimplência, permitindo que os lojistas consultem e verifiquem se o consumidor tem pendências financeiras.
Ah, e se você realmente atua nesse segmento, veja outras dicas de vendas para lojas de roupas:
O que é o Serasa?
O Serasa, por sua vez, é uma empresa privada de 1968, mas criada por um grupo de bancos.
Inicialmente, o objetivo era centralizar informações dos clientes dos bancos a fim de agilizar a concessão de crédito.
Com o tempo, o Serasa expandiu seu portfólio e hoje é uma das maiores instituições em análise e informações. Logo, é usada como base nas decisões financeiras e apoio a negócios gerais.
Assim como o SPC, mantém um banco de dados com o histórico de pessoas e empresas. No entanto, o Serasa tem uma abrangência maior.
E isso se deve a uma coleta de diferentes fontes:
- Bancos,
- Financeiras,
- Empresas de telecomunicações,
- Concessionárias de serviços públicos e
- Comércio em geral.
Além de fornecer informações com fins jurídicos, também dispõe de soluções aos consumidores.
Assim, você pode consultar sua pontuação (Serasa Score) e verificar se há pendências financeiras em seu nome através do site ou aplicativo – saiba como fazer isso ao longo do blog.
Então, quais são as principais diferenças entre SPC e Serasa?
Agora que entendemos o básico de cada instituição, vamos destacar as principais diferenças. Pontuamos cada detalhe, desde a origem, o que vai facilitar a sua compreensão.
Origem
- SPC: criado por empresários do comércio, com foco inicial no varejo.
- Serasa: fundado por bancos, com foco inicial no setor financeiro.
Abrangência de dados
- SPC: concentra-se mais em informações do comércio e serviços.
- Serasa: tem uma base de dados ampla, com informações de diversos setores.
Serviços oferecidos
- SPC: foca em gerar informações às empresas e consumidores.
- Serasa: oferece opções para empresas e consumidores.
Administração
- SPC: administrado pela Boa Vista Serviços.
- Serasa: pertence à Experian.
Cobertura geográfica
- SPC: presença mais forte em algumas regiões do Brasil.
- Serasa: tem uma cobertura nacional mais uniforme.
Apesar dessas diferenças, ambas desempenham papéis cruciais no mercado brasileiro.
Afinal, ajudam a proteger contra a inadimplência e fornecem ferramentas aos consumidores, permitindo que gerenciam compras/vendas, gastos/recebimentos e débitos/créditos.
Como afetam o comércio e os consumidores?
Esse é um tópico mais prático. A ideia é responder como essas instituições impactam o dia a dia de lojistas e consumidores.
Para os lojistas
O uso de ferramentas de análise de dados é fundamental no comércio, especialmente por acessar o histórico dos consumidores e proteger as lojas.
Análise de crédito
Ao consultar o SPC ou o Serasa, é possível verificar se um cliente tem histórico de pagamento bom, regular ou ruim; o que ajuda na decisão de conceder ou não crédito.
Consequentemente, essas informações ajudam a melhorar a experiência do consumidor.
Redução de riscos
Com informações precisas sobre o histórico dos clientes, as empresas podem reduzir o risco de inadimplência.
Recuperação de dívidas
Ambas as instituições oferecem serviços que auxiliam na cobrança e recuperação de crédito.
Proteção do negócio
Ao registrar os dados no sistema, os lojistas ajudam a proteger não apenas seu próprio negócio, mas também outros comerciantes.
Tem dúvidas sobre como manter a segurança de dados na sua loja? Confira esse vídeo abaixo:
Para os consumidores
Do lado de quem consome, também há pontos positivos nessas pesquisas, inclusive, na hora de se proteger contra fraudes.
Acesso ao crédito
Um bom histórico financeiro facilita a realização de compras parceladas.
Conscientização financeira
A possibilidade de consultar o próprio nome nessas instituições incentiva as pessoas a manterem suas finanças em dia.
Negociação de dívidas
Tanto o SPC quanto o Serasa oferecem plataformas online e sem custos de modo que os consumidores possam negociar suas dívidas diretamente com as empresas credoras.
Proteção contra fraudes
Ao monitorar seu histórico, é possível identificar rapidamente tentativas de fraude em seu nome.
O que é super importante, considerando que 40% dos brasileiros já foram vítimas, conforme o Serasa.
Como ter o nome sujo afeta o poder de compra?
Ter o nome sujo é uma expressão popular que indica que a pessoa tem o nome registrado no SPC ou no Serasa. Ou seja, ela está inadimplente com suas dívidas.
E isso afeta significativamente o poder de compra dela, gerando problemas como:
- Dificuldade em obter crédito (crediário, empréstimo, financiamento),
- Restrições em compras parceladas,
- Dificuldades em alugar imóveis,
- Problemas na contratação de serviços (operadoras de telefonia, streamings, assinaturas).
Curiosidade: quem está inadimplente pode perder o emprego?
O site especializado em direitos, JusBrasil, diz que apenas bancos têm essa política e que, de qualquer forma, é preciso validar conforme a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
Portanto, de maneira geral, ter o nome sujo não impede uma nova oportunidade de emprego, nem mesmo é motivo para demissões.
Da mesma forma, o CPF inadimplente não cancela benefícios sociais, como o Bolsa Família, diz o Governo Federal.
Então, como consultar dados no SPC e no Serasa?
Resumidamente, ficar de olho no seu score é fundamental no controle das finanças pessoais e empresariais.
A boa notícia é que ambas instituições citadas oferecem a consulta gratuita do CPF, confira!
SPC:
- Acesse o site do SPC Brasil ou o aplicativo consumidor,
- Clique em “Consumidor” e depois em “Consulte Grátis”,
- Preencha o formulário com seus dados pessoais.
Você receberá um relatório com informações sobre possíveis pendências em seu nome.
Serasa:
- Acesse o site do Serasa Consumidor ou aplicativo gratuito,
- Clique em “Consultar CPF Grátis”,
- Faça login ou crie uma conta gratuita.
Você terá acesso a informações do seu Serasa Score, pendências financeiras e outras informações.
Tem uma loja? Veja como garantir uma gestão financeira eficiente!
Entender a diferença entre SPC e Serasa é um primeiro passo a fim de manter uma boa saúde financeira e ter acesso a crédito quando necessário.
Se você é um lojista, utilizar as informações fornecidas por essas instituições pode ajudar a proteger seu negócio contra a inadimplência, por exemplo.
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