Qualquer empreendimento corre um grande risco quando não se atenta às mudanças do mercado consumidor. Por isso, entender o que é um software para lojas faz tanto sentido.
Afinal, é um sistema de gestão que automatiza as tarefas, melhorando a comunicação entre áreas e auxiliando as atividades direcionadas aos clientes, como as vendas.
E engana-se quem pensa que esses programas inovadores são apenas em momentos de expansão da marca ou abertura de novas unidades e filiais.
Ao contrário, são diferenciais competitivos para vencer a concorrência desde cedo.
Nesta leitura, você vai descobrir quais os principais tipos de softwares existem e vai ver, também, algumas dicas na escolha do ideal ao seu negócio. Boa leitura!
O que é um software para loja?
Antes de tudo, vamos ver o que é um software para loja. Na linguagem mais simples, é uma ferramenta tecnológica que automatiza processos.
Cada alternativa disponível tem suas características, permitindo vantagens aos lojistas e suas equipes de trabalho, da inteligência artificial à personalização das funções.
Logo, é um programa computacional (geralmente, fixo na empresa) ou em nuvem (podendo ser acessado de qualquer lugar) direcionado às necessidades das empresas.
A partir disso, podemos observar dois grandes resultados:
- Maior flexibilidade e agilidade no atendimento ao cliente;
- Economia financeira e de tempo no negócio.
E no começo do texto, vimos que é sobre se manter atualizado no mercado, lembra?
Há algum tempo, o Sebrae criou um documento sobre a “causa mortis” das empresas brasileiras. E um dos principais pontos é sobre a gestão empresarial, considerando:
- Falta de atualização com respeito às tecnologias do setor;
- Falta de inovação contínua em processos e procedimentos;
- Falta de acompanhamento de receitas e despesas, entre outros.
Esses fatores podem ser facilmente resolvidos a partir de um software para lojas – desde que se considere a melhor opção do momento, necessidade e objetivo da sua empresa.
Quais os principais softwares para lojas – e para que servem?
Do controle das finanças (como receitas e despesas mencionadas pelo Sebrae) até o oferecimento de crédito ao mercado, esses programas colaboram na melhor gestão.
Aqui, conheça alguns deles, que respondem às principais tendências do varejo.
- Controle financeiro: auxilia no fluxo de caixa, otimização das vendas, etc;
- Sistema de pagamento: automatiza e simplifica as operações de crédito;
- Gestão de estoque: categoriza produtos e fornece informações exatas;
- Marketing digital: auxiliam na criação de campanhas e anúncios;
- Atendimento ao cliente: organiza tudo em um só lugar.
Ao ter essas tecnologias, é possível tomar decisões mais assertivas, a partir da integração de dados e outras vantagens, como na redução de fraudes e melhor gestão financeira.
Inclusive, foi isso que um entrevistado comentou no Podcast Café com Lojistas, da Tidas. “Eu comecei a vender e querer receber”. Esse é um exemplo do poder desses softwares!
Como escolher o melhor sistema de vendas para loja?
Cada empresa é única e, portanto, o melhor software para loja também envolve uma questão particular. Nessa hora, o ideal é avaliar os interesses do varejo em destaque.
Assim, um sistema de vendas é aquele direcionado a essa função, podendo atuar no controle financeiro, forma de pagamento, atendimento ao cliente, etc.
Ou seja, é um software que permite essa contextualização de áreas, sendo muito focado na experiência do cliente, especialmente no momento do pagamento.
É importante observá-lo sendo um facilitador do processo de negociação com o cliente. Mas, o que analisar na escolha da melhor solução do mercado? Essas dicas vão te ajudar nisso.
Saiba o que é importante para a loja
Os diferentes tipos de tecnologias lidam com problemas distintos, de maneira que oferecem recursos mais adequados em determinados comércios.
Se a ideia é oferecer uma nova forma de pagamento de maneira confiável, o crediário digital da Tidas é a sua melhor solução. Veja mais sobre esse sistema digital de gestão.
Inclusive, é uma excelente sugestão visando escalabilidade e crescimento, isto é, uma possibilidade de aumentar as vendas e ter tecnologia, de modo acompanhar a evolução.
Estude os softwares para lojas
A segunda dica é avaliar os programas desse desafio que a sua loja possui. São várias marcas, funcionalidades, especificidades e muito mais.
A recomendação é entender o que cada um faz, como realiza os procedimentos e o custo. Há ainda de se pensar em implementação e acessos.
Existem opções que oferecem suportes técnicos rápidos e especializados, de modo a melhorar muito a relação da loja com o cliente, tornando a compra positiva.
Conheça o fornecedor do programa
O fornecedor da tecnologia também tem muito peso nesse estudo porque precisa oferecer experiência e atendimento rápido.
Vale a pena analisar se atende à legislação do país, evitando novos custos ou problemas ao cadastrar novos usuários e clientes. O Sebrae afirma que a LGPD exige esse cuidado.
Outro detalhe tem a ver com a integração de sistemas, sendo que é indicado encontrar opções que se conectem com outras plataformas e programas.
O que um software de loja precisa ter?
Se você ficou com dúvida sobre selecionar o que é importante para a sua loja e integrar isso com o que os fornecedores oferecem, confira essa lista de funcionalidades.
Comunicação omnichannel
Atualmente, é possível automatizar processos nas lojas físicas e online, criando uma comunicação múltipla com o consumidor por meio da integração de dados.
Isso é muito interessante no relacionamento com as pessoas, permitindo que escolha os melhores canais de contato e possibilitando a compra com mais facilidade.
Melhor gerenciamento
Outro ponto imprescindível é permitir o gerenciamento da loja sem criar barreiras entre áreas e equipes. Ao contrário, a ideia é facilitar e otimizar.
Então, aumenta-se a chance de vendas e de lucro, que são consequências diretas da melhor experiência do usuário online ou da loja física.
Dados em tempo real
Outra função muito necessária é a geração de dados e relatórios em alguns cliques, possibilitando rápidas tomadas de decisões.
Tem sido cada vez mais comum uma pesquisa detalhada das pessoas acerca dos produtos em busca de retorno financeiro e melhor satisfação do consumidor.
Qual o melhor software para vender mais?
Com foco nas vendas, é interessante analisar como o seu programa vai facilitar esse fechamento de negócio com o consumidor. Qual o diferencial que ele oferece?
Os clientes atuais querem agilidade, facilidade e segurança, tudo ao mesmo tempo. Então, a sua tecnologia precisa estar diante disso, sendo uma solucionadora de problemas.
A Tidas tem um sistema de crediário que vai ao encontro dessa demanda, apresentando-se como um dos principais softwares de lojas que querem vender mais.
Veja o que a Vanessa M. Guzzo, proprietária da Cia do Pé, comentou:
“A Tidas trouxe para nós muita liberdade de poder vender mais e ter garantia de recebimento também. […] Agora, a gente só precisa vender”.
Conheça o sistema de crediário Tidas
O sistema de crédito Tidas é muito fácil de usar, sendo totalmente intuitivo. Além disso, é acessível e personalizado com foco em cada empresa, sendo sob medida para as lojas.
Então, permite eficiência nas tarefas operacionais, precisão no processamento de informações e acessibilidade em tempo real com total segurança!
É uma maneira estratégica de oferecer o crediário aos seus clientes, aumentando o poder de compra deles, já que não precisarão usar o limite do cartão de crédito nas compras.
Descubra como ser Tidas e ter esse diferencial competitivo na sua loja: