Como atender um cliente em uma loja

Como atender um cliente em uma loja?

Como atender um cliente em uma loja?

Quer saber como atender um cliente em uma loja? Aprenda as melhores dicas e técnicas para alavancar as suas vendas. Confira já o artigo da Rede Brasil Crediário. 

Qualquer empresário do setor varejista sonha em atrair e fidelizar o maior número de clientes possível, não é mesmo? Para isso, é fundamental investir no atendimento

Apesar de estarmos em um mundo cada vez mais conectado, não existe nada que substitua um atendimento personalizado e com o famoso “olho no olho”. Afinal, é isso que faz um cliente se sentir à vontade para comprar, indicar e voltar à sua loja

Pensando nisso, a dica de hoje da Rede Brasil Crediário é para que você aprenda a investir em soluções que façam os clientes sentirem vontade de visitar a sua loja. 

Quer saber mais sobre como fazer isso e alavancar as suas vendas? Continue aqui. 

Por que é importante focar em um bom atendimento?

O atendimento é o primeiro contato que um cliente tem com a sua loja e, como falamos anteriormente, é fundamental para que ele se sinta à vontade para comprar.

Assim, investir no atendimento humanizado é uma excelente forma de reter esse cliente. Lembrando que atendimento humanizado é um tipo de atendimento que prioriza o contato e a empatia com o cliente. Ele é baseado em um diálogo mais atencioso e que realmente busca compreender o consumidor. 

Além disso, ele tem foco em resolver os problemas por meio de respostas acolhedoras e que façam o cliente se sentir tratado de forma bem individualizada. 

Esse é o tipo de atendimento que foge das formas tradicionais que por muitos anos foram seguidas pelo telemarketing, por exemplo. Agora, o foco é prestigiar a relação cliente e empresa, contribuindo também para acontecer o processo de fidelização

Então, como atender um cliente em uma loja?

1. PERSONALIZE O SEU ATENDIMENTO:

Fazer com que o seu cliente se sinta bem e especial é o primeiro ponto. Essa é uma forma de gerar e alimentar o relacionamento do cliente com o negócio, causando verdadeira lealdade. E, muitas vezes, se for encantador, pode fazer o cliente voltar.

De acordo com a pesquisa Consumer Commitment Index (CCI), realizada pela Officina Sophia Retail, para 70% dos entrevistados, a experiência será positiva ou negativa de acordo com a forma como foram tratados.

2. TREINE A SUA EQUIPE DE VENDAS:

A equipe de vendas, além de saber muito bem como lidar e tratar os clientes, deve estar sempre alinhada e atualizada em relação aos produtos e às políticas da loja.

E uma equipe bem treinada é capaz de vender mais. Uma opção para isso é fornecer aos vendedores treinamentos focados em técnicas de comunicação e persuasão.

Para mais, é preciso que o time conheça bem as regras da loja para que saibam esclarecer aos clientes no momento da compra e de trocas. Lembre-se: tudo isso tem a ver com a experiência do cliente na loja, que, sim, precisa ser excelente.

3. DEFINA BEM OS SEUS PROCESSOS:

Com as pessoas certas, é possível planejar processos que facilitem o atendimento e o relacionamento com os clientes. Lembrando que os processos devem estabelecer um padrão de atendimento adequado para a empresa, mas que também gerem satisfação ao consumidor.

Para garantir que tudo seja cumprido conforme o planejado, ainda é preciso acompanhar métricas. Elas incluem:

  • MÉTRICAS OPERACIONAIS: índices utilizados para os atendentes. Eles devem medir a produtividade e o comportamento do colaborador.
  • MÉTRICAS DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: analisam o sucesso da estratégia. É possível utilizar números, como o Net Promoter Score, custo de retenção de clientes e taxa de resistência, por exemplo.

Não se esqueça de estabelecer as métricas corretas para analisar quando a estratégia está funcionando e fazer alterações rápidas. É claro que o próprio feedback dos consumidores também traz informações importantes para levar em conta. Porém, essa é uma forma assertiva de partir em busca do melhor atendimento possível.

4. INVISTA EM TECNOLOGIA:

A tecnologia facilita a gestão do relacionamento com o cliente, economiza tempo dos colaboradores e ainda é capaz de oferecer resultados excepcionais para a loja. 

Softwares de CRM são utilizados para gerar uma base de dados dos consumidores e gerir cada ponto de interação entre eles. Atualmente, esse tipo de solução tecnológica também é utilizada para unificar os canais de comunicação. Com e-mails, mensagens, WhatsApp, redes sociais e também telefones para atender.

Para conseguir uma experiência consistente em cada um desses canais, é preciso usar tecnologia adequada. Lembrando que a automação também tem trazido soluções interessantes para quem trabalha na área e deseja acelerar o atendimento. Por esse motivo, gerações mais novas tendem a interagir melhor com essas tecnologias e também qualquer forma de facilitar a comunicação será bem-vinda.

5. OFEREÇA BOAS OPÇÕES DE PAGAMENTO, COMO O CREDIÁRIO:

Com boas possibilidades de pagamento, você consegue atrair muito mais clientes para a sua loja. Por isso, deixe claro, desde o primeiro momento, quais são os meios de pagamento aceitos na sua loja, além de facilitar a vida do cliente, sempre disponibilizando mais de uma opção para que ele escolha qual é melhor para ele. 

O crediário é uma opção de pagamento interessante e que costuma ser vantajosa para ambos os lados. Por isso, ter o crediário disponível para os seus clientes pode ser uma forma vantajosa de agregar valor e atrair e fidelizar ainda mais pessoas. 

E as vantagens não param por aí. Mesmo para quem tem a opção de cartão de crédito, o crediário oferece muitos benefícios, como:

  • Maior possibilidade de negociação;
  • Conhecimento das preferências do cliente;
  • Aumento das vendas;
  • Fidelização dos clientes. 

Ou seja, oferecer o pagamento no crediário é uma forma de oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Dessa forma, você encontra as melhores soluções. 

Já que você leu esse artigo até aqui, queremos te convidar para conferir o nosso blog que está recheado de dicas para lojistas com todos os temas que você precisa saber para atrair ainda mais clientes para seu estabelecimento. Clique aqui e confira

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender como atender um cliente em uma loja?

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