Quer saber como atender um cliente em uma loja? Aprenda as melhores dicas e técnicas para alavancar as suas vendas. Confira já o artigo da Rede Brasil Crediário.
Qualquer empresário do setor varejista sonha em atrair e fidelizar o maior número de clientes possível, não é mesmo? Para isso, é fundamental investir no atendimento.
Apesar de estarmos em um mundo cada vez mais conectado, não existe nada que substitua um atendimento personalizado e com o famoso “olho no olho”. Afinal, é isso que faz um cliente se sentir à vontade para comprar, indicar e voltar à sua loja.
Pensando nisso, a dica de hoje da Rede Brasil Crediário é para que você aprenda a investir em soluções que façam os clientes sentirem vontade de visitar a sua loja.
Quer saber mais sobre como fazer isso e alavancar as suas vendas? Continue aqui.
Por que é importante focar em um bom atendimento?
O atendimento é o primeiro contato que um cliente tem com a sua loja e, como falamos anteriormente, é fundamental para que ele se sinta à vontade para comprar.
Assim, investir no atendimento humanizado é uma excelente forma de reter esse cliente. Lembrando que atendimento humanizado é um tipo de atendimento que prioriza o contato e a empatia com o cliente. Ele é baseado em um diálogo mais atencioso e que realmente busca compreender o consumidor.
Além disso, ele tem foco em resolver os problemas por meio de respostas acolhedoras e que façam o cliente se sentir tratado de forma bem individualizada.
Esse é o tipo de atendimento que foge das formas tradicionais que por muitos anos foram seguidas pelo telemarketing, por exemplo. Agora, o foco é prestigiar a relação cliente e empresa, contribuindo também para acontecer o processo de fidelização.
Então, como atender um cliente em uma loja?
1. PERSONALIZE O SEU ATENDIMENTO:
Fazer com que o seu cliente se sinta bem e especial é o primeiro ponto. Essa é uma forma de gerar e alimentar o relacionamento do cliente com o negócio, causando verdadeira lealdade. E, muitas vezes, se for encantador, pode fazer o cliente voltar.
De acordo com a pesquisa Consumer Commitment Index (CCI), realizada pela Officina Sophia Retail, para 70% dos entrevistados, a experiência será positiva ou negativa de acordo com a forma como foram tratados.
2. TREINE A SUA EQUIPE DE VENDAS:
A equipe de vendas, além de saber muito bem como lidar e tratar os clientes, deve estar sempre alinhada e atualizada em relação aos produtos e às políticas da loja.
E uma equipe bem treinada é capaz de vender mais. Uma opção para isso é fornecer aos vendedores treinamentos focados em técnicas de comunicação e persuasão.
Para mais, é preciso que o time conheça bem as regras da loja para que saibam esclarecer aos clientes no momento da compra e de trocas. Lembre-se: tudo isso tem a ver com a experiência do cliente na loja, que, sim, precisa ser excelente.
3. DEFINA BEM OS SEUS PROCESSOS:
Com as pessoas certas, é possível planejar processos que facilitem o atendimento e o relacionamento com os clientes. Lembrando que os processos devem estabelecer um padrão de atendimento adequado para a empresa, mas que também gerem satisfação ao consumidor.
Para garantir que tudo seja cumprido conforme o planejado, ainda é preciso acompanhar métricas. Elas incluem:
- MÉTRICAS OPERACIONAIS: índices utilizados para os atendentes. Eles devem medir a produtividade e o comportamento do colaborador.
- MÉTRICAS DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: analisam o sucesso da estratégia. É possível utilizar números, como o Net Promoter Score, custo de retenção de clientes e taxa de resistência, por exemplo.
Não se esqueça de estabelecer as métricas corretas para analisar quando a estratégia está funcionando e fazer alterações rápidas. É claro que o próprio feedback dos consumidores também traz informações importantes para levar em conta. Porém, essa é uma forma assertiva de partir em busca do melhor atendimento possível.
4. INVISTA EM TECNOLOGIA:
A tecnologia facilita a gestão do relacionamento com o cliente, economiza tempo dos colaboradores e ainda é capaz de oferecer resultados excepcionais para a loja.
Softwares de CRM são utilizados para gerar uma base de dados dos consumidores e gerir cada ponto de interação entre eles. Atualmente, esse tipo de solução tecnológica também é utilizada para unificar os canais de comunicação. Com e-mails, mensagens, WhatsApp, redes sociais e também telefones para atender.
Para conseguir uma experiência consistente em cada um desses canais, é preciso usar tecnologia adequada. Lembrando que a automação também tem trazido soluções interessantes para quem trabalha na área e deseja acelerar o atendimento. Por esse motivo, gerações mais novas tendem a interagir melhor com essas tecnologias e também qualquer forma de facilitar a comunicação será bem-vinda.
5. OFEREÇA BOAS OPÇÕES DE PAGAMENTO, COMO O CREDIÁRIO:
Com boas possibilidades de pagamento, você consegue atrair muito mais clientes para a sua loja. Por isso, deixe claro, desde o primeiro momento, quais são os meios de pagamento aceitos na sua loja, além de facilitar a vida do cliente, sempre disponibilizando mais de uma opção para que ele escolha qual é melhor para ele.
O crediário é uma opção de pagamento interessante e que costuma ser vantajosa para ambos os lados. Por isso, ter o crediário disponível para os seus clientes pode ser uma forma vantajosa de agregar valor e atrair e fidelizar ainda mais pessoas.
E as vantagens não param por aí. Mesmo para quem tem a opção de cartão de crédito, o crediário oferece muitos benefícios, como:
- Maior possibilidade de negociação;
- Conhecimento das preferências do cliente;
- Aumento das vendas;
- Fidelização dos clientes.
Ou seja, oferecer o pagamento no crediário é uma forma de oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Dessa forma, você encontra as melhores soluções.
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Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender como atender um cliente em uma loja?
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