Um dos maiores desafios para lojistas do ramo de vestuário é aumentar a eficiência da gestão de estoque, especialmente no que diz respeito à grade de tamanhos.
Esse termo está ligado à alocação de recursos e ao planejamento para atender à demanda do mercado consumidor. Logo, exige uma análise cuidadosa de diversos fatores:
- Perfil do público-alvo;
- Histórico de vendas;
- Tendências da moda;
- Sazonalidade do mercado.
O desafio se torna ainda maior para lojas que abriram as portas recentemente. Elas ainda não possuem um histórico de vendas, nem um público fidelizado para auxiliar no planejamento.
Mas não se preocupe! Com as estratégias certas, é possível otimizar sua grade de tamanhos de roupa e dar um impulso nas vendas. Continue a leitura e descubra como!
O que é grade de tamanhos?
“Não há nada tão frustrante quanto encontrar a roupa perfeita e perceber que exatamente o seu tamanho está em falta.”
Essa é uma frase utilizada em um artigo do Sebrae para exemplificar a importância da gestão de estoque no varejo.
Segundo o material, ela permite que a loja atenda à demanda dos clientes de forma ágil e satisfatória, evitando problemas comuns, caso da falta ou excesso de estoque. E, uma das medidas é adotar a grade de tamanhos.
Essa é uma ferramenta essencial para a organização de uma loja de roupas, evitando “produtos parados” ou falta de peças.
O termo consiste na segmentação e agrupamento das peças por modelo, tamanho, cor e outras características relevantes, facilitando o controle e a visualização do estoque.
Com essa estratégia, o lojista pode:
- Acompanhar as peças mais vendidas e otimizar a reposição;
- Identificar quais tamanhos têm maior saída e ajustar o volume de compras;
- Organizar o estoque com praticidade.
Para melhor entendimento, veja um exemplo:
Se você perceber que as blusas de manga curta feminina tamanho P são as mais vendidas, opte pela ação estratégica negociar com o fornecedor com certa antecedência.
Gestão da grade de tamanhos: como ela pode afetar sua loja?
Uma grade de tamanhos mal planejada pode levar a uma série de consequências para a loja, gerando diversos problemas e dificuldades. Veja os principais:
Prejuízos para o capital de giro e faturamento
Estoque parado significa capital de giro imobilizado e desvalorizado. Com isso, a loja está limitada quanto a sua capacidade de investir em novos produtos, gerando perdas financeiras.
Perdas financeiras
Com o tempo, as peças se tornam obsoletas, por não “seguirem as tendências de moda”. Elas perdem valor e comprometem a saúde financeira do negócio.
Insatisfação dos consumidores
Clientes que não encontram a peça que procuram podem procurar na concorrência, prejudicando a reputação e afetando a fidelização.
Fluxo de caixa reduzido
Estoque parado, capital de giro limitado e clientes insatisfeitos levam à queda no fluxo de caixa da empresa.
Por outro lado, uma eficaz grade de tamanhos, gerenciada corretamente, traz diversas vantagens ao negócio:
- Otimização do estoque e redução de perdas;
- Aumento do capital de giro e do faturamento;
- Melhora na satisfação dos clientes;
- Aumento do fluxo de caixa.
Como planejar a grade de tamanhos da sua loja: 5 dicas essenciais
Uma grade de tamanhos errada gera inúmeros impactos negativos ao negócio, como os apresentados anteriormente.
Por isso, vale adotar esforços para um planejamento mais preciso. Confira nossas dicas!
1. Conheça o perfil do seu consumidor
Um erro comum entre lojistas é negligenciar a importância do consumidor.
Afinal, como decidir se sua loja vai comprar peças dos tamanhos P, M, G ou GG se o público-alvo não é conhecido?
Para homens, os tamanhos de roupas M e G são comuns, já para mulheres, as vendas são maiores no P e M. Mas cuidado: essa não é uma regra!
É preciso compreender o universo do seu consumidor, levantando informações de:
- Idade e gênero;
- Poder aquisitivo;
- Ticket médio;
- Hábitos de consumo;
- Peso e altura;
- Estilo de vida e preferências de vestuário.
2. Conheça o mercado
Uma dica que ajuda a montar a grade de tamanhos é conhecer o mercado, sempre observando a sua realidade e levantando informações da concorrência.
Pesquise lojas do mesmo segmento, procurando informações sobre:
- Produtos mais vendidos;
- Características de tamanho, cores;
- Estilo.
Você terá boas informações para iniciar o seu planejamento de estoque.
3. Esteja atento às tendências e sazonalidade
Estar atento às tendências de consumo e às variações sazonais ajuda bastante no planejamento.
Para isso, levante dados sobre o histórico de compras e procure por padrões que se repetem. Alguns itens têm mais saída nas estações quentes, outros nas estações frias.
Portanto, procure entender a demanda e como o calendário da moda atinge o seu segmento.
Com essa análise, você atingirá o equilíbrio perfeito entre os produtos e a demanda, evitando peças encalhadas.
4. Trabalhe com um estoque mínimo necessário
Um estoque inchado não é nada vantajoso para a saúde financeira da sua loja de roupas, mas a falta dele não é interessante.
Por isso, a recomendação é organizar os itens com o mínimo suficiente para atender às necessidades do consumidor.
5. Use um sistema informatizado de gestão
O uso de um software de controle e gestão é imprescindível. Com ele, as dicas acima serão gerenciadas de forma automatizada, diminuindo a ocorrência de erros.
Essa ferramenta permite:
- Reduzir erros de entrada e saída de produtos;
- Processar todo o inventário e controle do estoque;
- Impedir a defasagem de produtos.
- Levantar dados sobre giro de estoque;
- Monitorar a quantidade de peças disponíveis;
- Receber alertas sobre a necessidade de reposição.
Todas essas vantagens, quando bem aplicadas, facilitam o planejamento da grade de tamanhos, oferecendo as informações necessárias para uma boa gestão e vendas.
Invista no crediário e tenha e otimize as vendas da sua loja
Além de uma grade de tamanhos de roupa eficiente, é fundamental oferecer opções de pagamento flexíveis para seus clientes, estimulando-os a comprar mais.
Neste contexto, a opção de vendas no crediário é uma ótima estratégia! Por meio dele, as pessoas com restrições no nome ou sem cartão de crédito conseguem parcelar suas compras e aumentar o ticket médio.
Logo, adotar um sistema digital de crediário, como o da Tidas, pode ser interessante.
Com ele, você terá:
- Análise de crédito rápida e segura;
- Emissão de boletos e carnês personalizados;
- Cobrança automatizada;
- Portal do cliente para consulta de débitos;
- Relatórios e análises completas;
- Integração com diversos meios de pagamento;
- Suporte técnico especializado.
Ou seja, com o crediário digital da Tidas, tudo fica mais fácil para a sua loja e seus clientes!
Entre em contato com nosso time e saiba como podemos auxiliar você.